
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) divulga, nesta sexta-feira (7/3), sua agenda de cursos e de eventos para o mês de março.
Vamos conferir algumas atividades?
As atividades da primeira turma do curso FluêncIA sobre Inteligência Artificial já foram iniciadas no dia 5 de março. A capacitação, realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Esmat, seguirá até o dia 13 de julho. O projeto, em parceria com a Microsoft, tem como objetivo capacitar os(as) participantes no uso da Inteligência Artificial e suas aplicações. As inscrições para a Turma II estarão abertas a partir do dia 10 de março.
A Formação de Facilitadores para Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher ocorrerá do dia 10 de março a 16 de julho. O público-alvo inclui magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário, envolvidos(as) em processos de vítimas de violência doméstica no Tocantins, além de profissionais que atuam em Casas de Apoio à Mulher, psicólogos(as), assistentes sociais e pedagogos(as) credenciados(as) no Grupo Gestor de Equipes Multidisciplinares (GGEM).
Nos dias 11 e 12 de março, será realizado o Workshop Sustentabilidade na Prática – gestão de resíduos e consumo consciente dos recursos naturais. Coordenado pela desembargadora Ângela Maria Ribeiro Prudente, o evento segue as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2010) e do Decreto nº 10.936, de 2022, que regulamentam a educação ambiental na gestão de resíduos sólidos.
Ainda estão abertas as inscrições para o curso Direito Ambiental e Contratos Agrários: Sustentabilidade e Prática Jurídica, que ocorrerá nos dias 20 e 21 de março. O objetivo da capacitação é instruir magistrados(as) e servidores(as) na compreensão, aplicação e integração das legislações ambientais e agrárias, com foco em sustentabilidade, resolução de conflitos e segurança jurídica.
O VI Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário (ENIPJ) será realizado nos dias 26 e 27 de março, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO). As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de março.
Além destas, outras atividades serão realizadas, como a “Facilitação de Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência Contra as Mulheres”, os cursos “Provas Digitais no Processo Penal”, “Aspectos sócio-históricos, legais da adoção e suas especificidades”, entre outros.
Para mais informações, consulte o calendário web da Esmat clicando aqui.