
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em parceria com o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) e com a Microsoft, deu início, nesta quarta-feira (5/3), à primeira turma do curso FluêncIA sobre Inteligência Artificial, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Esmat.
O projeto, coordenado pelo desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat, e por Ana Beatriz de Oliveira Pretto, diretora executiva da Escola, conta com uma trilha de seis cursos na modalidade autoinstrucional (virtual), compostos por videoaulas, transcrição dos vídeos, apostilas, artigos e links complementares.
Em depoimento, o diretor geral destacou a relevância da habilitação dos(as) profissionais do sistema jurídico para a utilização da inteligência artificial generativa.
Essa tecnologia exige do ser humano um compromisso ético e um cuidado redobrado com os textos e outras produções, que precisam ser cuidadosamente analisados e verificados antes de se tornarem atos públicos. Por isso, temos investido na capacitação de magistrados(as) e de servidores(as) do Poder Judiciário, argumentou.
Totalizando 12 horas-aula, o curso da Turma I seguirá até o dia 13 de abril, com o conteúdo disponibilizado na plataforma AVA, onde serão realizadas atividades de estudo e de avaliação. Informações adicionais já foram enviadas aos(às) matriculados(as) por e-mail.
As inscrições para a Turma II estarão abertas a partir do dia 10 de março.
Assista ao vídeo de boas-vindas do curso.