Analisando as organizações que dão certo nessa sociedade, chega-se a conclusão que o êxito de uma instituição, cada vez mais, parte de uma sólida base de princípios, crenças e valores institucionais, que permitam melhor orientar e coordenar os esforços e talentos individuais e de equipe, para metas e objetivos maiores. Desta forma, torna-se preponderante a influência da filosofia institucional calcada em: missão, crenças e valores. Quanto mais a filosofia institucional for arraigada e compartilhada no ambiente organizacional, menos será a exigência de formalização das regras de gestão ou de explicação de normas, políticas e/ou procedimentos.

Missão:

“Formar e aperfeiçoar magistrados e servidores em busca de boas práticas e da excelência da prestação jurisdicional.”
 

Visão de Futuro:

“Ser reconhecida pela excelência na formação e aperfeiçoamento dos magistrados e servidores, com fomento à pesquisa, extensão e boas práticas, objetivando o aprimoramento da prestação jurisdicional.”
 

Valores:

ÉTICA - MORAL - CULTURA - RESPEITO - URBANIDADE - DEDICAÇÃO AO ESTUDO E AO TRABALHO - RESPONSABILIDADE
 

Política de Qualidade: 

“Atender às necessidades de magistrados e servidores na sua formação e aperfeiçoamento, respeitando os requisitos vigentes do Poder Judiciário, colaborando com a eficácia na prestação jurisdicional  por meio da melhoria contínua dos seus processos."