“Sem livros, dificilmente se aprende a gostar de ler.” A frase de Ruth Rocha dá boas-vindas à nova Estação Leitura, projeto inaugurado pela Biblioteca da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), na semana passada. A iniciativa ocupa um espaço especial em cada andar da Escola, com o objetivo de estimular o hábito da leitura entre servidores(as), alunos(as), professores(as) e colaboradores(as).
A proposta é simples: Pegar um livro, ler por ali ou levar para casa. Depois, devolver ou deixar outro em troca. “Essa estante é de todos(as), feita para espalhar histórias e inspiração”, resume o cartaz do projeto. A bibliotecária Silvânia Olortegui, idealizadora da Estação Leitura, destaca que o espaço foi pensado como uma forma prática e afetuosa de promover o acesso ao livro. “Queremos incentivar a leitura no dia a dia da Esmat, aproximando os livros das pessoas de maneira natural, acessível, livre”, afirmou.
Durante o lançamento, a diretora executiva da Escola, Ana Beatriz de Oliveira Pretto, celebrou a iniciativa.
“Eu acho muito legal essa Estação. A Esmat tem essa missão de tentar difundir o conhecimento de todas as formas, e essa é uma das mais antigas e mais eficazes”, comentou.
A Estação Leitura já está aberta nos corredores da Escola. Basta chegar, escolher uma obra e embarcar.