Reta final de 2025! Veja o que ainda vem por aí na programação da Esmat

Falta pouco para o fim do ano, mas a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) ainda tem muito a oferecer. Dez atividades estão programadas para os últimos dias letivos de 2025. Mais do que cumprir o previsto no Plano Anual de Capacitação (PAC ESMAT 2025), a Esmat superou expectativas. O que começou como um planejamento com 145 atividades distribuídas em 13 eixos temáticos concretizou-se em mais de 220 ações formativas, entre cursos, workshops, oficinas, seminários e palestras. 

Dezembro começa, assim como os outros meses, com força: nos dias 1º e 2, quatro capacitações ocorrem ao mesmo tempo. Vamos a elas:

O curso Inteligência Artificial na Área da Saúde é voltado a servidores(as) e estagiários(as) do Poder Judiciário Tocantinense e de instituições parceiras, com foco na aplicação de tecnologias de IA na saúde pública e na gestão de projetos multidisciplinares. A proposta é promover automação, produtividade e inovação dentro do Judiciário. Já o curso Resposta a Incidentes de Segurança e Gestão de Riscos oferece uma abordagem teórica e prática sobre prevenção, detecção e resposta a ataques em ambientes físicos e digitais, com base em normas nacionais e internacionais.

Na mesma data, será realizada a Capacitação do Projeto-Piloto da Ferramenta GAIA, coordenada pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal. A atividade é direcionada a magistrados(as) e servidores(as) selecionados(as) para o projeto-piloto e busca promover a compreensão jurídica, ética e técnica do uso da Inteligência Artificial, além de desenvolver habilidades práticas para utilização das ferramentas GAIA Assistente e GAIA Minuta no Sistema Eproc. 

Também nos dias 1º e 2, ocorre a quinta turma do curso Armamento e Tiro Aplicado à Proteção de Autoridades. Com carga horária de 12 horas-aula, a capacitação será dividida entre aulas teóricas na sede da Esmat e atividades práticas no Clube de Tiro de Palmas. O objetivo é capacitar os(as) participantes para o uso adequado e legal de armas de fogo, com foco em técnicas de tiro, manutenção do armamento e redução de riscos em operações de segurança.

Ainda nessa semana, no período de 1º a 5, ocorre o Treinamento em Gestão Judiciária Baseada em Dados – Grupo 2 –, destinado a servidores(as) e magistrados(as) do 1º Grau. O curso tem como foco a elaboração e a execução do Plano de Gestão Anual, conforme previsto no Provimento nº 2/2023/CGJUS e busca desenvolver competências em análise de dados e aplicação de metodologias de gestão alinhadas às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do TJTO, com ênfase em eficiência, produtividade e melhoria contínua.

Nos dias seguintes, a Esmat promove duas atividades dedicadas à Justiça Restaurativa:

E para fechar a agenda:

Nos dias 9 e 10 de dezembro, será realizado o curso Normas e Padrões de Acessibilidade e Aplicação de Tecnologias Assistivas. Já no dia 10, ocorre virtualmente, das 14h às 18h, o curso SEI na Prática: Gestão de Processos Eletrônicos. A capacitação tem como foco o uso estratégico do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), promovendo mais eficiência, organização e transparência na tramitação de processos administrativos.

E por fim, no dia 11 de dezembro, a Esmat promove o VI Seminário em Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrando a data com reflexões sobre direitos, inclusão e acessibilidade. As inscrições estarão disponíveis a partir dessa segunda-feira, 1º de dezembro.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.