
O juiz Wellington Magalhães, 2º Diretor Adjunto da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e membro do Conselho de Cursos, foi um dos palestrantes da ExpoJUD, realizada na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal, que termina nesta sexta-feira, 4 de abril. Durante o evento, o magistrado ressaltou a importância das escolas judiciais na capacitação de magistrados e servidores para o uso de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (IAG) no Poder Judiciário. A apresentação destacou o papel estratégico da Esmat no desenvolvimento de habilidades digitais e na modernização dos processos judiciais.
Em sua fala, Wellington Magalhães enfatizou as iniciativas da Escola no uso da IA Generativa, como o Projeto HÓRUS, que visa criar soluções inovadoras para enfrentar o grande volume de processos nos tribunais brasileiros. A apresentação de projetos tecnológicos e de capacitação posiciona a Esmat como referência na preparação de profissionais do direito para o uso da inteligência artificial no cotidiano forense. O magistrado é graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra (Portugal) e Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT/ESMAT) e doutor em Desenvolvimento Regional (UFT/ESMAT).
O projeto, segundo o magistrado, é fundamentado em princípios de transparência, rastreabilidade, confidencialidade, segurança da informação e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, destacou a parceria com a Microsoft Brasil para promover cursos de capacitação em IA, tanto presencialmente quanto a distância, reforçando o compromisso da Esmat com a formação continuada e a adaptação às novas tecnologias.