O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) lançou um novo episódio do podcast “PODer da Voz: vozes que ecoam contra o assédio e toda forma de discriminação”, abordando os danos físicos causados por assédio e discriminação no ambiente de trabalho. Especialistas em saúde ocupacional discutem como o estresse crônico decorrente dessas situações pode desencadear doenças específicas e comprometer o sistema imunológico dos(as) trabalhadores(as), destacando a importância de ambientes laborais saudáveis e respeitosos.
Apresentado pela desembargadora Ângela Issa Haonat, presidente da Comissão de Prevenção de Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e toda forma de Discriminação do 2º Grau (CASSEDIO2G), e pela magistrada Flávia Afini Bovo, presidente da Comissão de Prevenção de Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e toda forma de Discriminação do 1º Grau (CASSEDIO1G), neste episódio, a entrevistada é a doutora Elaine Cristina Ferreira, cardiologista e coordenadora do Espaço Saúde do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO).
O episódio traz reflexões sobre os sintomas físicos mais comuns, como dores crônicas, problemas gastrointestinais e distúrbios do sono, além de abordar a responsabilidade das empresas na prevenção desses problemas. Entre as estratégias recomendadas estão treinamentos educativos, suporte psicológico e médico para os(as) funcionários(as) afetados(as), além de ações que promovam mudanças culturais nas organizações.
Sobre o Podcast
O “PODer da Voz” é uma iniciativa da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e à Discriminação em todas as suas formas do TJTO. O projeto conta com a participação de especialistas em cada tema abordado e será disponibilizado com acessibilidade em Libras e audiodescrição.