Caminhos da economia global são explorados em segundo dia de Seminário

Previdência, relações trabalhistas, financiamento de litígios, cartões de crédito e sustentabilidade foram alguns dos painéis apresentados no segundo dia do Seminário sobre os novos rumos da economia global.

O início das atividades desta tarde (8/3) foi marcado pelas exposições do presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), doutor Jarbas Antonio de Biagi, sobre o papel socioeconômico e inserção no mundo disruptivo da previdência complementar fechada.

Abordando a relevância da negociação coletiva para segurança jurídica, o gerente jurídico centro-oeste e tribunais superiores na Federação Brasileira de Bancos, doutor Gisaldo do Nascimento Pereira, ficou encarregado do segundo painel. Ao passo que o sócio na Prisma Capital, doutor João Mendes, falou sobre os efeitos do financiamento de litígios.

Após o intervalo, as perspectivas para a economia brasileira e para as democracias liberais em um ambiente tecnologicamente inédito sob o cenário econômico e de nova geopolítica global foram articuladas pelo diretor da OMR Barros Consultoria Econômica e da Quantum4 Soluções de Inovação, doutor Octavio de Barros.

O diretor jurídico, autorregulação e compliance na ABECS, doutor Marcelo Takeyama, trouxe perspectivas interessantes sobre o mercado de cartões. Encerrando as atividades do dia, o diretor executivo jurídico na JBS, doutor Adriano Ribeiro, explorou algumas boas práticas para preservação dos recursos naturais.

Desenvolvido na Bahia pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), o Evento contou com a presença dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Alberto Gurgel de Faria e Sebastião Reis Junior; do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio da Veiga; e dos desembargadores Heraldo Oliveira, Marco Villas Boas e Jeronymo Villas Boas. Na ocasião, atuaram como presidentes dos painéis.

As gravações do segundo dia estão disponíveis no canal do Youtube do Copedem. Confira.

O Evento termina no sábado (9/3), e as atividades de amanhã podem ser acompanhadas clicando aqui.

Para acessar a Programação completa, clique aqui.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.