VII Semana da Saúde do Poder Judiciário começa com dicas para gerenciar o estresse

“A respiração é o termômetro das nossas emoções”, enfatizou a doutora em Psicologia Clínica e Comunicação Verbal, Ana Maria Rossi, durante palestra ministrada na tarde desta quarta-feira (9/11), na abertura da VII Semana da Saúde do Poder Judiciário tocantinense, que segue nesta quinta-feira, no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), com o tema: “Qualidade de Vida em Foco”.

Segundo a palestrante, que falou sobre o tema “Prevenção do Stress e Aprimoramento das Relações Humanas no Trabalho”, a respiração é uma das formas de prevenção ao estresse, sendo esta uma das maneiras mais positivas para lidar com as emoções.

Para a palestrante, o estresse faz parte da vida de todos, o que precisa ser feito é administrá-lo. “Nós não queremos viver sem estresse, isso é uma utopia. Nós queremos viver em harmonia com o estresse, sabendo gerenciar”, disse, destacado que, para viver bem, é preciso reconhecer que o estresse é inevitável e essencial, acreditando na competência de si mesmo, tendo capacidade de superação e apostando na realização dos sonhos.

Conceito, origuem e sintomas

Durante a palestra, Ana Maria Rossi falou sobre o conceito, a origem e as consequências do estresse, que pode provocar doenças cardíacas (45%), câncer (35%), exaustão profissional (32%) e derrames (24%). Também abordou os benefícios e custos do estresse saudável e sintomas, que podem ser físicos, emocionais e comportamentais.

A palestrante, na oportunidade, chamou a atenção dos participantes, enfatizando que qualidade de vida é uma missão pessoal e intransferível, e viver bem só depende de cada um.

A auxiliar Judiciário Marinalva da Silva Barbosa, que trabalha no protocolo da Corregedoria-Geral da Justiça, achou a palestra bastante boa e disse que achou interessante a questão da respiração no controle das emoções, aprendizado que vai levar para a vida. 

Abertura

Na abertura do evento, o diretor-geral do TJTO, Jonas Demóstene Ramos, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a satisfação em poder participar do evento, justificando, na ocasião, a ausência do presidente do TJTO, desembargador João Rigo Guimarães, da desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, corregedora-geral de Justiça, que estão em compromissos externos, bem como dos demais desembargadores, que estavam em sessão, no horário da palestra.  

Segundo o diretor-geral, é preciso trabalhar com a prevenção e promoção da saúde, e o desembargador João Rigo tem um cuidado muito especial com o maior patrimônio do Poder Judiciário tocantinense, que são os servidores. 

Também estiveram presentes ao evento os diretores Ronilson Pereira (Administração), Tião Pinheiro (Comunicação) e Antônio Rezende (Gestão de Pessoas), a chefe do Centro de Saúde (Cesau/TJTO), Elaine Ferreira; o assessor da Diretoria-Geral, José Atílio Beber; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), juíza Odete Almeida; e a presidente da Associação dos Servidores do TJTO (ASTJ), Maria Vera de Lima Nogueira.

No encerramento do evento foi realizado ainda sorteio de brindes.

Programação

Nesta quinta-feira (10/11), será ministrada a palestra com o tema: “Dormir Bem para Viver Melhor”, às 14h20, pelo médico Geraldo Rizo, especialista em Neurologia, Neurofisiologia e Medicina do Sono, pela Associação Brasileira de Medicina.

Todas as palestras estão sendo transmitidas virtualmente para as demais comarcas do Estado pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).

Além das palestras, durante a semana, estão sendo oferecidas terapias Reiki, Barra de ACCESS, Mindfulness, Massoterapia, Craniopuntura e Auriculoterapia. Ainda está havendo exposição de ativos de suplementação e bem-estar (Farmácia artesanal), alimentos saudáveis, produtos sem glúten (Mibilisq), produtos naturais (Emporium), IEPIN/Botanic produtos naturais, além de avaliação da pressão ocular, análise de pele, máscara facial e produtos dermatológicos.

Promoção

A VII Semana da Saúde uma iniciativa do Centro de Saúde do Tribunal de Justiça, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas, em parceria com a Esmat. O evento aborda a discussão sobre as condições de saúde física, mental e a qualidade de vida no trabalho, trazendo a magistrados e servidores reflexões sobre a responsabilidade individual e coletiva para com a saúde.

 

Texto: Neuracy Viana (Comunicação TJTO) / Foto: Hordiley Canguçu (Esmat)


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.