O PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA SOB UM ENFOQUE JURISPRUDENCIAL
PDF

Palavras-chave

Princípios de direito penal. Princípio da Insignificância. Natureza Jurídica. Elementos Estruturantes e Dogmáticos.

Como Citar

Castro, J. F. B. de. (2016). O PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA SOB UM ENFOQUE JURISPRUDENCIAL. REVISTA ESMAT, 3(3), 57–73. https://doi.org/10.34060/reesmat.v3i3.98

Resumo

O presente trabalho científico versa sobre o princípio da insignificância em sua dimensão jurisprudencial emanada pelos tribunais superiores. No curso da estruturação do tema, será feita uma análise introdutória sobre as diretrizes principiológicas do direito penal, com breve acepção doutrinária, fazendo uma confluência do instituto com outros postulados. No plano de fundo da pesquisa, será feita uma abordagem sistemática da interpretação hodierna do Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça ao redor do princípio, frente a diversos bens jurídicos tutelados pelo direito penal. O esteio do trabalho foi construído a partir de pesquisas realizadas na doutrina e na jurisprudência, concentrando-se o tema no direito penal. 
https://doi.org/10.34060/reesmat.v3i3.98
PDF

Referências

AGUIAR, Alexandre Magno Fernandes Moreira. O princípio da insignificância e os crimes contra o sistema financeiro nacional. Jus Navigandi. Teresina, ano 9. N. 255, 19 mar. 2004.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal. Parte Geral 1. São Paulo: Editora Saraiva, 2008

GALVÃO, Fernando. Direito Penal. Parte Geral. Belo Horizonte: Editora Del Rey, 2007.

GOMES, Luiz Flávio. Direito Penal. Parte Geral. São Paulo: Editora RT, 2004.

GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal. Vol. 1. São Paulo: Editora Ímpetus, 2009.

MASSON, Cléber. Direito Penal. Vol. 1. São Paulo: Editora Método, 2008.

PRADO, Luiz Regis. Curso de direito penal brasileiro – Parte geral.São Paulo. Editora RT, 2008.

TOLEDO, Francisco de Assis. Princípios básicos de direito penal. Editora Saraiva, 2006.

ZAFFARONI, Eugênio Raul e PIERANGELI, José Henrique. Manual de Direito Penal Brasileiro. Vol. 1. São Paulo: Editora RT, 2006.

O autor concede a autorização de publicação do artigo doutrinário na Revista ESMAT e em sua versão eletrônica, caso seja aprovado pela Comissão Editorial.

Os artigos publicados e as referências citadas na Revista ESMAT são de inteira responsabilidade de seus autores.

O autor se compromete ainda a identificar e creditar todos os dados, imagens e referências. Deve também declarar que os materiais apresentados estão livres de direito de autor, não cabendo, portanto, à Revista ESMAT e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas.