A CONTRIBUIÇÃO DA PERÍCIA PSICOSSOCIAL PARA A DECISÃO JUDICIAL EM 2ª INSTÂNCIA
PDF

Palavras-chave

Perícia. Justiça. Laudo Psicossocial.

Como Citar

Camargo, B. K. A. M. C., Tavares, S. M., & Barbosa, T. M. A. (2016). A CONTRIBUIÇÃO DA PERÍCIA PSICOSSOCIAL PARA A DECISÃO JUDICIAL EM 2ª INSTÂNCIA. REVISTA ESMAT, 5(6), 123–162. https://doi.org/10.34060/reesmat.v5i6.60

Resumo

Este trabalho se refere à realização de uma pesquisa bibliográfica acerca da contribuição da perícia psicossocial e sua aplicabilidade nas demandas de 2ª Instância do Poder Judiciário do Estado do Tocantins. Foi realizado comportando vasta fundamentação teórica, numa perspectiva de elucidar a importância da intervenção da equipe técnica nos processos em grau de recurso. A discussão pautou-se pela análise da significância do papel da perícia psicossocial e de sua relevância para o melhor desfecho judicial, garantindo a segurança e a confiança de que suas demandas estão sendo recebidas com o compromisso de um resultado célere, eficaz, mas principalmente justo. Assim, defende-se a proposta de que o trabalho desses profissionais seja legitimado, reconhecendo a necessidade da elaboração do laudo psicossocial ou de sua revisão, atualizando as informações contidas nos autos, uma vez que a realidade social e psicológica é dinâmica e processual e deve ser considerada nesses casos, haja vista a importância de o Judiciário cumprir sua missão. Nessa perspectiva, a intenção deste trabalho é o de propiciar um debate criativo e produtivo da interface entre os saberes da Psicologia, Serviço Social e Direito.
https://doi.org/10.34060/reesmat.v5i6.60
PDF

Referências

BARROCO, Maria Lucia Silva. Ética e Serviço Social. Fundamentos Ontológicos. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

BRASIL. Código de Processo Civil. Lei nº 5.869, de 11/1/1973. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5869.htm> . Acesso em janeiro de 2012.

BRASIL. Constituição Federal, Código Civil, Código de Processo Civil. 6ª Ed. São Paulo:Revista dos Tribunais, 2004.

BRASIL. Decreto nº 63.464, de 21 de janeiro de 1964. Regulamenta a Lei nº 4.119, de agosto de 1962, que dispõe sobre a profissão de psicólogo. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 24 jan 1964.

CFESS/ABEPSS (Org.). Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CEAD-UNB, 2009.

CFP-CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional dos Psicólogos. Brasília: CFP, 1996.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFESS (org.). O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: contribuição ao debate no Judiciário, Penitenciário e na Previdência Social. São Paulo: Cortez, 2004.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Ética e Práxis Profissional. Brasília: 2000.

DAL PIAZOL, Alcebir. Estudo Social ou Perícia Social? Um estudo teórico prático na justiça catarinense. Florianópolis: Insular, 2005.

FÁVERO, Eunice Teresinha; MELÃO, Magda Jorge Ribeiro; JORGE, Maria Rachel Tolosa (orgs.). O Serviço Social e a Psicologia no Judiciário- construindo saberes, conquistando direitos. 2ª Ed. Cortez: São Paulo, 2005.

FERNANDES, Helena Maria Ribeiro (coord.). Psicologia, Serviço Social e Direito: uma interface produtiva. UFPE: ED. Universitária, 2001.

GRISSO, T. Evaluating competencies. New York: Plenum, 1986.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2001.

LIMA, Alba Abreu. Psicologia Jurídica: Lugar das Palavras Ausentes. Aracaju: Ed. Evocati, 2006.

ROVINSKI, S. L. R. Fundamentos da Perícia Psicológica Forense. São Paulo: Vetor, 2004.

ROVINSKI, S. L. R. Perícia Psicológica na área forense. In CUNHA, J. A. e col. Psicodiagnóstico-V. 5ª Ed. Rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SHINE, Sidney Kiyoshi. O Psicólogo entre a função perícial e o ideal terapêutico. In: Manual do curso de iniciação funcional para assistentes sociais e psicólogos judiciais. Tribunal de Justiça de São Paulo. 1991-1992.

SIMIONATTO, Ivete. O significado sócio-histórico das transformações da sociedade contemporânea. In: CFESS/ABEPSS (Org.). Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CEAD-UNB, 2009.

TJ/TO - Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. Regulamento que dispõe sobre a organização e funcionamento das unidades integrantes dos serviços Auxiliares do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. 28 de novembro de 2007.

TOCANTINS. Lei Orgânica do Poder Judiciário do Estado do Tocantins. Lei nº 010, de 11 de janeiro de 1996.

YAZBEK, Maria Carmelita. Fundamentos históricos e teóricos-metodológicos do Serviço Social. In: CFESS/ABEPSS (Org.). Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CEAD-UNB, 2009. Disponível em: <http://www.prof.joaodantas.nom.br/materialdidatico/material/2_-_Fundamentos_historicos_e_teoricometodologicos_do_Servico_Social_brasileiro_na_contemporaneidade_.pdf>. Acesso em janeiro de 2011.

ZIMERMAN, David; COLTRO, Antônio Carlos Mathias (orgs.). Aspectos Psicológicos na Prática Jurídica. 3ª Ed. Campinas: Millennium, 2010.

O autor concede a autorização de publicação do artigo doutrinário na Revista ESMAT e em sua versão eletrônica, caso seja aprovado pela Comissão Editorial.

Os artigos publicados e as referências citadas na Revista ESMAT são de inteira responsabilidade de seus autores.

O autor se compromete ainda a identificar e creditar todos os dados, imagens e referências. Deve também declarar que os materiais apresentados estão livres de direito de autor, não cabendo, portanto, à Revista ESMAT e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas.