A INTERFACE ESTADO – ECONOMIA E REGULAÇÃO JURÍDICA DO MERCADO: DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL
PDF
PDF (English)

Como Citar

Silva, M. G. da, & Nalini, J. R. (2019). A INTERFACE ESTADO – ECONOMIA E REGULAÇÃO JURÍDICA DO MERCADO: DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL. REVISTA ESMAT, 11(18), 187–208. https://doi.org/10.34060/reesmat.v11i18.309

Resumo

O presente artigo versa sobre a interface Estado e Economia, tendo como objeto a Constituição Federal e o Direito Econômico. Investigar-se-ão as faces positiva e negativa dessa relação sistemática. O corte epistemológico desenha-se a partir da análise entre os valores constitucionais, como justiça, ética e humanismo e sua imbricação com o capitalismo enquanto elemento primordial ao progresso material. Justifica-se falar de axiologia constitucional e capitalismo, haja vista as profundas desigualdades sociais e regionais havidas no País, e também pelo fato de ambos serem essenciais à realização do ser humano e ao desenvolvimento sustentável brasileiro. A problemática que emerge é investigar se ocorre uma análise jurídica da economia ou se há submissão do direito à economia. Hipoteticamente, a implantação de um capitalismo humanista é fator de desenvolvimento. O marco teórico assenta-se em modernas teorias humanistas, com utilização do método dedutivo e exaustiva investigação bibliográfica.
https://doi.org/10.34060/reesmat.v11i18.309
PDF
PDF (English)

Referências

ALVES, Alaor Café; et al. Direito, sociedade e economia: Leituras Marxistas.Barueri: Manole, 2005.

BERCOVICI, Gilberto. Constituição econômica e desenvolvimento – uma leitura a partir da Constituição de 1988. São Paulo: Malheiros, 2005.

CATANI, Afrânio Mendes. O que é capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1984.

DERANI, Cristiane. Direito ambiental econômico. São Paulo: Saraiva, 2008.

GABARDO, Emerson. Eficiência e Legitimidade do Estado: uma análise das estruturas simbólicas do direito político. Barueri: Manole, 2003.

MASSO, Fabiano Del. Direito econômico esquematizado. 2 ed. Rio de Janeiro Forense; São Paulo: Método, 2013.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 24. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

ROBLES, Gregorio. Os Direitos Fundamentais e a Ética na Sociedade Atual. Barueri: Manole, 2005.

ROSA, Alexandre Morais da. Decisão Penal: A Bricolage de Significantes. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2006.

SABOIA, João; CARVALHO, Fernando J. Cardim de (organizadores); et al. Celso Furtado e o Século XXI. Barueri: Manole; Rio de Janeiro: Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

SILVEIRA, Vladmir Oliveira da (coord.); et al. Empresa, funcionalização do direito e sustentabilidade: função sócio-solidária da empresa e desenvolvimento. vol. 4. Curitiba: Clássica, 2013.

SILVEIRA, Vladmir Oliveira da; MEZZAROBA, Orides (coord.); et al. Empresa, sustentabilidade e funcionalização do direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

SILVEIRA, Vladmir Oliveira da; SANCHES, Samyra Naspolini; COUTO, Mônica Bonetti (org.); et al. Direito e Desenvolvimento no Brasil do Século XXI: Desenvolvimento nas Ciências Sociais - o estado das artes, Livro 1. Brasília: CONPEDI, IPEA, 2013.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 REVISTA ESMAT