Tiveram início, no dia 12 de agosto, as atividades do Doutorado em Governança e Transformação Digital (PPGGTD) para os doutorandos do Judiciário tocantinense. O programa, anteriormente chamado de Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas (PPGMCS), resulta de uma parceria entre a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT).
“A participação em um programa de doutorado como este, ofertado pela Esmat em parceria com a UFT, é uma oportunidade ímpar. Estamos em um momento em que a transformação digital está cada vez mais presente, e precisamos estar preparados para as demandas que estão por vir, prestando os serviços educacionais que o Poder Judiciário necessita para atender à sociedade", comentou a diretora executiva da Esmat e doutoranda, Ana Beatriz de Oliveira Pretto.
O doutorado tem como objetivo formar profissionais capazes de enfrentar problemas complexos por meio de ferramentas tecnológicas inovadoras. Integrando conhecimentos de modelagem computacional e práticas avançadas de governança, o programa capacita os(as) alunos(as) a desenvolver soluções eficientes para otimizar processos e aumentar a eficácia das organizações.
Inteligência artificial
Em um cenário em que a inteligência artificial se consolida como um dos temas de grande destaque para debates, o PPGGTD surge como uma oportunidade para aprofundar as pesquisas nessa área. Diante da crescente demanda por soluções digitais, o curso se alinha às iniciativas do Judiciário que visam integrar tecnologias emergentes para aprimorar a gestão pública, otimizar decisões judiciais e melhorar os serviços prestados.
As aulas e os projetos desenvolvidos ao longo do curso permitirão que os(as) discentes explorem e implementem soluções inovadoras em suas áreas de atuação, aperfeiçoando processos para aprimorar a prestação de serviços à sociedade. Essa iniciativa está alinhada à missão da Esmat, que é formar e aperfeiçoar magistrados(as) e servidores(as), sempre em busca de boas práticas e da excelência na prestação jurisdicional.