Judiciário do Tocantins disponibiliza relatórios de atividades em formato online e versão em linguagem simples

Foto: Ednan Cavalcanti
Versão impressa do relatório de atividades em lingaguem simples é apresentada durante abertura do Ano Judiciário

Pela primeira vez, o Poder Judiciário Tocantinense publica uma versão impressa, em linguagem simples, do relatório de atividades. Apresentada na abertura do Ano Judiciário, nessa segunda-feira (2/2), a ilustração traz as principais ações realizadas em 2025 pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS), pela Ouvidoria Judiciária, pela Ouvidoria da Mulher e pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).

Com a utilização de recursos de facilitação visual (Visual Law), o resumo das ações e os principais resultados do ano estão compilados em uma única página, por meio do uso de ilustrações e pequenos textos explicativos. Em atenção ao princípio da transparência dos dados, a versão disponibiliza os códigos em imagem (QRCode) que dão acesso aos relatórios completos no formato digital.

Conforme a Diretoria do Centro de Comunicação Social (Cecom) do TJTO, responsável por editar os relatórios a partir de informações fornecidas por departamento, a publicação em linguagem simples e visual faz parte de um projeto que visa facilitar o entendimento da população a respeito do trabalho desenvolvido pelo Judiciário e simplificar a comunicação com a sociedade. 

Versão impressa do relatório em uma página com recursos de facilitação visual (Visual Law) resumo das ações e resultados

Sustentabilidade

Todos os anos, os órgãos do Poder Judiciário devem publicar o relatório de atividades e, bianualmente, o relatório da respectiva gestão. Desde 2023, o relatório anual tem sido disponibilizado de forma online e, em novembro de 2025, uma determinação da Presidência do TJTO – em consonância com a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável – estabeleceu que os relatórios de gestão também serão produzidos em ambiente digital para evitar impressões. A meta é a de que cada relatório seja feito e disponibilizado com a utilização 100% de ambiente virtual, com navegação dinâmica e acessível a todo o conteúdo. 

Acesse os relatórios (clique no texto das declarações das autoridades)

Tribunal de Justiça 

"O relatório de atividades reúne os principais resultados alcançados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins ao longo de 2025, evidenciando o trabalho coletivo e a missão institucional de entregar uma justiça célere, segura e efetiva. Guiados pelos pilares Justiça, União e Sociedade, avançamos no aprimoramento da prestação jurisdicional e reforçamos o compromisso do Judiciário com a promoção da Cidadania".

Desembargadora Maysa Vendramini Rosal, presidente do TJTO

Corregedoria-Geral da Justiça

"O ano de 2025 foi marcado por intenso trabalho técnico, visitas institucionais, correições, ações de cidadania, inspeções, articulações interinstitucionais e pelo fortalecimento de ações que reafirmam a missão constitucional da Corregedoria de orientar, apoiar e fiscalizar a atividade judicial e extrajudicial em todo o Estado".

Desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, Corregedor-Geral da Justiça

Ouvidoria da Justiça e Ouvidoria da Mulher

"Em 2025, ampliamos a divulgação dos nossos canais de comunicação para que o(a) cidadão(ã) saiba onde e como chegar à Ouvidoria. Estamos aqui para atender, ouvir, tirar dúvidas e prestar um serviço de excelência para que todas as demandas que aportam no judiciário sejam sanadas de forma rápida e transparente".

Desembargador João Rodrigues Filho, Ouvidor judicial  

Escola Superior da Magistratura Tocantinense

"Em 2025, a Esmat reafirmou seu compromisso com a formação continuada e a modernização do Poder Judiciário Tocantinense, destacando-se a abertura da 1ª turma de Doutorado em oferta associativa com a UFT. Também avançamos na inovação e na transformação digital, com a inauguração do LIIARES, fortalecendo parcerias que conectam conhecimento, tecnologia e melhoria da prestação jurisdicional. Agradecemos às unidades e às pessoas envolvidas pelo empenho que viabilizou um ano produtivo e consistente para a Justiça do Tocantins".

Desembargador Marco Villas Boas, Diretor Geral da Esmat


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.