O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) realizou, nesta segunda-feira (2/2), a sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2026, marcando o início das atividades da Corte e a nova composição ampliada do Tribunal Pleno.
Presente na solenidade, o diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargador Marco Villas Boas , recebeu menção da presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal. Ela lembrou que, em 2025, a Esmat seguiu com ações de formação continuada alinhadas às diretrizes do TJTO e do CNJ, voltadas a resultados e à aplicabilidade prática. Entre os marcos do período, citou a abertura da primeira turma de Doutorado em oferta associativa com a UFT.
“Destaco a Esmat, que alcançou reconhecimento nacional com a implantação do Laboratório de Inteligência Artificial e segue fazendo a diferença na formação permanente de magistrados(as) e servidores(as), parabenizando o desembargador Marco pelo trabalho realizado”, ressaltou.
Villas Boas reforçou os avanços na inovação e na transformação digital, com a inauguração do Laboratório Interdisciplinar de Inteligência Artificial (LIIARES), fortalecendo parcerias que integram conhecimento, tecnologia e aprimoramento da prestação jurisdicional.
“Agradeço a todas as unidades e às pessoas envolvidas pelo empenho e pela dedicação que tornaram possível um ano produtivo, consistente e alinhado às demandas da Justiça do Tocantins”, afirmou.