Mais de 900 atendimentos mobiliza 2ª edição do Pop Rua Jud

Foto: Lucas Nascimento (TJTO)

“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos(as) voluntários(as), servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), Agnes Souza de Rosa, ao serem finalizados os 907 atendimentos do 2º Mutirão Pop Rua Jud, realizado na sexta-feira (12/9), na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, em Palmas.

Dados parciais revelam que, durante a iniciativa coordenada pelo Poder Judiciário Tocantinense, passaram pela triagem 907 pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social em busca dos serviços gratuitos ofertados no mutirão.

Desse total, 65 eram pessoas em situação de rua, e 127 eram pessoas com deficiência, assistidos(as) por 522 voluntários(as) que comandaram não apenas emissão de documentos, consultas, exames e distribuição de roupas e calçados, mas também ações de rotina, como a distribuição de refeições, encabeçada pela voluntária e servidora do TJTO, Alessandra Adorno.

Ao todo, foram servidos 1.200 pães entre café da manhã e lanche da tarde. Somente de frango para o almoço, foram 350 quilos doados pela Maçonaria, que renderam 1.760 refeições. “Foram quase três mil refeições distribuídas ao longo do mutirão, graças à doação de todo o comércio local, que se uniu e se engajou nesta causa tão nobre”, disse.

“Um dia para reafirmar os direitos, afetos e a força transformadora da cidadania. O 2º Mutirão Pop Rua Jud Tocantins já é, por si só, uma demonstração de que a Justiça pode e deve alcançar todos os cantos onde existe dignidade a ser restaurada”, declarou a coordenadora do Comitê Regional Pop Rua Jud do Estado, desembargadora Ângela Prudente.

O evento mobilizou mais de 30 instituições para oferecer serviços gratuitos de saúde, documentação, assistência social, acesso à Justiça, bem-estar, cultura e acolhimento à população em situação de rua e em vulnerabilidade extrema.

Oportunidade

Com a certidão de casamento em mãos, a fisioterapeuta Fabrissa Valadares, 24 anos, e seu esposo, o veterinário Augusto Gabriel Filhuekra do Almaral, 25 anos, eram só orgulho diante dos familiares: Fátima Valadares, mãe da noiva, e Benedito Sebastião de Sousa Filho, pai da noiva. “Estamos muito felizes de agora estarmos oficialmente casados! Estamos juntos há cinco anos e era nosso sonho nos casarmos”, disse Fabrissa.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.