“Aqui, estamos em pé de igualdade, todos(as) sendo ajudados(as)”, diz juiz do CNJ no 2º Pop Rua Jud

Foto: Lucas Nascimento (TJTO)

“Não nos preocupemos com números, preocupemo-nos com as vidas que iremos mudar”. A fala do juiz Marconi Pimenta, que representou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no 2º Mutirão Pop Rua Jud, marcou o Círculo de Escuta realizado nessa sexta-feira (12/9), em Palmas. Conduzido pelo magistrado, o encontro reuniu pessoas em situação de rua, voluntários(as), representantes do Poder Judiciário Tocantinense e instituições parceiras, em um momento de troca de experiências e construção coletiva.

O Círculo foi aberto com o vídeo “Invisíveis: moradores de rua”, que provocou reflexões entre os(as) participantes. “Nunca vi um mutirão com tantos(as) parceiros(as), tanta gente querendo mudar a vida dos(as) outros(as). Aqui, estamos em pé de igualdade, todos(as) sendo ajudados(as). A alegria de quem recebeu um par de tênis, uma refeição ou um par de óculos mostra que saíram daqui certos(as) de que terão suas vidas transformadas”, reforçou o magistrado.

Entre os(as) participantes estava o senhor Presley Couto Alves, 54 anos, que vive em situação de rua.

“Pra mim, é um privilégio participar deste momento com pessoas que reconhecem os nossos direitos. Cada um tem uma história. Hoje só quero me reintegrar à sociedade”, disse, emocionado.

A coordenadora do Comitê Estadual do Pop Rua Jud, desembargadora Ângela Prudente, destacou que a experiência foi uma das mais marcantes de sua vida. “Precisamos e podemos fazer a diferença. Minha palavra é ‘visibilidade’. Essa população precisa ser vista e ouvida”, afirmou.

A vice-coordenadora do Comitê, juíza Rosa Maria Gazire Rossi, também falou sobre a força simbólica do mutirão: “O poder da toga às vezes nos impede de sermos humanos, e é tão bom ser gente. Tão bom abraçar, beijar, tocar”.

Impressões

Durante o evento, representantes do TJTO, da Defensoria Pública da União (DPU), do INSS, da Justiça Federal, da Defensoria Pública Estadual (DPE-TO), do Ministério Público Federal (MPF), da Prefeitura de Palmas e do Governo do Estado compartilharam impressões sobre o impacto da ação. Palavras como transformação, amor, empatia, gratidão e esperança foram as mais citadas.

“Há 41 anos me envolvo com as pessoas em situação de rua e o que me chama a atenção é o depoimento de que as pessoas não as veem nem se envolvem”. Precisamos descer do pedestal e ajudar estas pessoas, disse o voluntário Edson Sousa.

“Não precisamos ser instituição, só precisamos ser humanos”, disse a voluntária servidora do TJTO, Kamilla Prado.

“O mutirão é também uma oportunidade de reparação”, afirmou o representante do Governo do Estado, Arthur Aguiar.

Para o diretor do Foro da Justiça Federal do Tocantins, Igor Itapary Pinheiro, a palavra que resume o momento é ‘servir’. “Nós não somos cargos, somos pessoas. A dor que lhe aflige é a dor que me aflige. Estamos unidos em um único propósito”, disse.

A assistente social da Prefeitura de Palmas, Marlucy Albuquerque, destacou o avanço da ação: “Esse mutirão adiantou em dois anos a entrega de serviços. A articulação e o fortalecimento da rede foram fundamentais para que este público tivesse seus direitos essenciais alcançados”.

“Só de ter conseguido aposentar uma pessoa hoje de manhã que tinha retido quase R$ 9 mil já foi muito gratificante”, contou o gerente executivo do INSS Tocantins.

Mutirão

O Mutirão Pop Rua Jud, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), em parceria com 30 instituições, é um espaço de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e em extrema vulnerabilidade social. Ao longo do dia, foram oferecidos mais de 60 serviços como emissão de documentos, orientação jurídica, atendimentos de saúde, odontologia, vacinação e encaminhamentos para programas sociais. Ao todo, foram realizados nesta edição mais de mil atendimentos.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.