
Gurupi viveu, nessa segunda-feira (15/9), um dia histórico. Após mais de quatro décadas de espera, o Poder Judiciário Tocantinense entregou à sociedade do Sul do Estado o novo Fórum Juiz Amilton José de Almeida, um espaço moderno, sustentável e digno, que simboliza a evolução estrutural e o fortalecimento da Justiça e da cidadania.
Emocionada, a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, que iniciou sua carreira na Comarca e agora retorna como chefe do Judiciário para entregar a obra tão aguardada, ressaltou a transformação que o novo Fórum representa para a prestação de serviços ao(à) cidadão(ã).
“Com um prédio com esta estrutura, com certeza o nosso Judiciário vai poder atender aos(às) jurisdicionados(as) com mais conforto e acolhimento”, disse. Ela destacou que a nova sede oferece um ambiente mais seguro e eficiente, garantindo condições adequadas de trabalho a magistrados(as), servidores(as), promotores(as) de justiça, defensores(as) públicos(as), advogados(as) e às próprias partes.
A presidente também enalteceu a contribuição dos(as) desembargadores(as) que a antecederam e dos(as) servidores(as) que se empenharam pela conclusão da obra, frisando a prioridade da gestão em assegurar um atendimento humanizado e inclusivo.
“Nossa preocupação é justamente melhorar o atendimento, respeitando o(a) cidadão(ã) como ele(a) merece, com infraestrutura moderna e dentro das normas de acessibilidade, visando proporcionar um ambiente cada vez mais inclusivo.”
Justiça que acolhe
O ato solene reuniu autoridades, magistrados(as), servidores(as), representantes do Sistema de Justiça e a população em geral. A juíza diretora do Fórum, Edilene Pereira de Amorim Alfaix Natário, falou com emoção sobre o sonho concretizado.
“Hoje não inauguramos apenas um prédio, inauguramos sonhos que se tornaram realidades, esperanças que se concretizam em tijolo, argamassa, suor, muito trabalho guiado pelo desejo, principalmente em fazer justiça”, afirmou, ressaltando que a nova sede simboliza uma “justiça que se aproxima do povo e que se moderniza sem perder a sua essência humana”.
“Esse novo espaço da Justiça representa a materialização de anos de esforços coletivos. Cada sala foi pensada para acolher melhor quem busca seus direitos”, completou.
Reconhecimento e impacto econômico
O governador em exercício, Laurez Moreira, enfatizou que o novo Fórum de Gurupi é um sonho que começou quando ainda era prefeito e recebia as demandas sobre a necessidade de um novo espaço para a Justiça. Ele parabenizou o Judiciário pela obra moderna que, segundo ele, representa um avanço para a Gurupi e região e vai proporcionar mais qualidade aos serviços prestados pela Justiça à população da Região Sul do Estado.
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, também agradeceu a iniciativa, destacando a importância do Fórum para o Sistema de Justiça e para o desenvolvimento da cidade. “Esta obra é importante porque trouxe e vai continuar trazendo desenvolvimento econômico. Aqui tivemos mãos de muitos trabalhadores de Gurupi que construíram este prédio e movimentaram a economia local, gerando riqueza para esta cidade”, afirmou.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Ivanilson Marinho, entregou ao TJTO uma Moção de Aplausos, aprovada por todos(as) os(as) vereadores(as), em reconhecimento pela construção do novo Fórum.
Homenagens e bênção ecumênica
Durante a cerimônia, foram entregues três homenagens em reconhecimento pelo legado de dedicação que marcaram a história do Judiciário local. A juíza Edilene Natário recebeu a homenagem em nome de todos(as) os(as) magistrados(as) da comarca; a servidora mais antiga em atividade, Maria Erenice da Silva Ribeiro Valadares, em nome dos(as) servidores(as); e a aposentada Rosanice Alves Ribeiro, em nome de todos(as) os(as) colaboradores(as) que já passaram pela comarca.
O evento contou ainda com a bênção ecumênica realizada pelo monsenhor Osman Pinto, da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, e pelo pastor Adolfo Maciel, da Assembleia de Deus Rosa de Saron.
Um marco para a Justiça e para a cidade
A nova sede da terceira maior comarca do Tocantins atende Gurupi e mais seis municípios: Figueirópolis, Aliança do Tocantins, Dueré, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins e Sucupira, beneficiando diretamente mais de 111 mil pessoas.
Com R$ 45 milhões de investimento e 8 mil m² de área construída, o prédio substitui instalações antigas de 1983, erguidas quando Gurupi ainda pertencia ao estado de Goiás. Agora, a Comarca conta com um espaço amplo, moderno e sustentável, preparado para responder às demandas crescentes da população.
A estrutura contempla 15 gabinetes, 18 varas judiciais, um salão do Tribunal do Júri com capacidade para 154 pessoas e estacionamento ampliado. O Fórum incorpora soluções sustentáveis, como uma usina de energia fotovoltaica, com 680 painéis capazes de gerar mais de 33 mil kWh por mês, além de sistema de captação de água da chuva para irrigação dos jardins.
Mais do que concreto e tecnologia, o novo Fórum simboliza o compromisso do Judiciário Tocantinense com uma Justiça acessível, inclusiva e eficaz.
Presenças
Bastante prestigiada, a inauguração contou também com a presença dos desembargadores Pedro Nelson de Miranda Coutinho (corregedor-geral da Justiça); Ângela Prudente; Eurípedes Lamounier; João Rodrigues Filho; do juiz convocado Gil Corrêa; dos juízes auxiliares da Presidência, Arióstenis Guimarães Vieira e Esmar Custódio Vêncio Filho; da magistrada Julianne Freire, vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros; do procurador-geral de Justiça, Abel Leal Júnior; do defensor público-geral, Pedro Alexandre; do presidente da OAB-TO, Gedeon Pitaluga Júnior; do deputado Gutierres Torquato; além de diretores(as) do TJTO, autoridades locais e representantes da sociedade civil.