Junho Ambiental: TJTO promove ações em defesa do meio ambiente e da sustentabilidade

Em um ano marcado pela realização da COP 30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) intensifica sua atuação em prol do meio ambiente por meio do projeto Junho Ambiental, que ocorre no período de 1º a 30 de junho. 

O projeto do TJTO faz alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e tem como objetivo sensibilizar magistrados(as), servidores(as), colaboradores(as), terceirizados(as), voluntários(as), estagiários(as) e toda a sociedade para a importância da preservação dos recursos naturais e da adoção de práticas sustentáveis. Entre os símbolos da mobilização deste ano estão a Árvore TO Sustentável e a iluminação verde do prédio do Tribunal.

A ação é realizada pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, presidida pela desembargadora Ângela Prudente, que reforça a dedicação e a responsabilidade que vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de reduzir impactos e promover a consciência socioambiental.

“Neste mês do meio ambiente, convidamos magistrados(as), servidores(as) e toda a sociedade a participarem da programação especial do Junho Ambiental. É tempo de repensar nossos hábitos, valorizar os recursos naturais e agir em favor do planeta. Vamos juntos fazer a diferença”.

Para Luciene Dantas, coordenadora da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa), atitudes simples podem fazer toda a diferença. “Separar os nossos resíduos, usar nosso copo ou nossa caneca reutilizável, optar por um combustível limpo e diminuir, ao mínimo necessário, a impressão ajuda-nos a cumprir as metas do Plano de Logística Sustentável, a contribuir com a preservação ambiental, com uma vida mais digna para diversas famílias de catadores(as) de materiais recicláveis”, ressalta a coordenadora.

Alvorada Sustentável: TJTO leva educação ambiental às escolas

Como parte da programação, o TJTO realizará a ação Alvorada Sustentável, no município de Alvorada. A abertura oficial será nesta terça-feira (3/6), às 8h, na Escola Municipal Filomena Rocha Soares. Ao longo do dia, a equipe da Cogersa ministrará palestras em escolas da cidade e participará das atividades de revegetação na lagoa e da limpeza da orla da Lagoa da Ema.

Na quarta-feira (4/6), a programação continua em Alvorada com drive-thru da Coleta Seletiva, exposição de artesanatos, entrega de bicicletas a estudantes da rede pública e café com a desembargadora Ângela Prudente, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável.

No dia 5/6, as ações continuam na comarca de Araguaçu com drive-thru, palestras e limpeza da orla do lago, e também no TJTO que, para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, promoverá um momento no hall de entrada do Tribunal, onde será instalada a árvore TO Sustentável. Haverá mobilização para que magistrados(as) e servidores(as) usem vestimentas na cor verde como forma de conscientização e sensibilização sobre a temática ambiental.

III Encontro de Gestão Socioambiental

No dia 13/6, das 8h às 12h, será realizado no auditório do Tribunal o III Encontro de Gestão Socioambiental do Poder Judiciário, com a participação do conselheiro Guilherme Feliciano, presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Durante o evento, o TJTO fará a entrega de lacres e tampinhas ao Hospital do Amor, por meio do projeto Amor em Doação, e premiará as comarcas que se destacaram em ações socioambientais realizadas em 2024.

Outras ações da campanha Junho Ambiental

O projeto contará ainda com uma série de ações ao longo do mês:

  • 6 de junho – Feira Ecosolidária (das 12h às 18h);
  • 13 de junho – Exposição de Arte Sustentável;
  • 23 de junho – Implantação da Coleta Seletiva Solidária em Novo Acordo;
  • 27 de junho – Drive-Thru da Coleta Seletiva Solidária (das 12h às 18h).

Em setembro, no dia 5, haverá o V Seminário de Gestão Socioambiental – “Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades para o Tocantins”.

Com iniciativas concretas e participação ativa, o Poder Judiciário Tocantinense segue demonstrando que a justiça e o cuidado com o meio ambiente caminham lado a lado na construção de um futuro mais sustentável para todos(as).


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.