
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) realizará, no período de 7 de abril de 2025 a 30 de setembro de 2026, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Inovações Educacionais para Prática Docente. O edital já está disponível.
Coordenado pelo juiz Wellington Magalhães e por Denise Sodré Dorjó, mestra em Linguística Portuguesa, o curso conta com 36 vagas ofertadas, distribuídas entre magistrados(as) e servidores(as) do TJTO, bem como profissionais de órgãos parceiros, incluindo Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil, Tribunal de Contas do Estado, Justiça Federal, entre outros. Também há vagas destinadas a representantes de comunidades indígenas e quilombolas.
Mais informações sobre as inscrições podem ser conferidas clicando aqui.
Corpo docente da formação
O corpo docente é formado por especialistas, mestres e doutores com atuação reconhecida no campo da educação e gestão do conhecimento.
Lily Sany S. Leite, doutoranda em Governança e Transformação Digital, mestre em Modelagem Computacional de Sistemas. Especialista em Gestão Escolar e Gestão Pública. Graduada em Processamento de Dados. Possui experiência nas áreas de Ciências da Computação, Gestão Educacional, Gestão Pública, Logística, Educação à Distância e Docência no Ensino Superior. Atualmente exerce o cargo de supervisora administrativa e tecnológica na Esmat.
Edvaldo Couto, pós-doutor em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor titular na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Marisa Pereira Eboli, doutora em Administração, pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestra em Administração, pela mesma instituição. Atua como coordenadora de Projetos da Fundação Instituto de Administração e professora na graduação e no mestrado profissional da Faculdade FIA de Administração de Negócios.
Ritze Pereira Ferraz, especialista em Educação à Distância. Bacharela em Ciências biológicas, pela Universidade Metodista Isabela Hendrix. Atua há quinze anos na área de coordenação de cursos à distância, mídias para educação e projetos pedagógicos para web no TRE-MG e TSE.
Valdirene Cássia da Silva, doutora e mestra em Educação, pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Comunicação, Estratégias e Linguagens. Atua como coordenadora do Núcleo de Educação à Distância da Esmat. Membro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Saúde, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Adriano Alves Silva, mestre em Comunicação e Sociedade, pelo PPGCOM (UFT). Bacharel em Comunicação Social, pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. É professor na Faculdade Católica do Tocantins há dez anos e coordena o Programa de Extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo.
André Raposo, doutorando em Gerontologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGG) da Universidade Católica de Brasília. Mestre em Desenvolvimento Regional, pelo Centro Universitário Alves Farias (Unialfa); e em Gestão Educacional, pela European University (EU).
Osnilson Rodrigues Silva, formador de professores em Metodologias Ativas da Aprendizagem e entusiasta do ensino mediado por tecnologias digitais. Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, pela UFT. Especialista em Filosofia, pela UCB.
Rafael Dos Anjos Rosa, formador de professores em metodologias ativas de aprendizagem. Especialista em métodos ativos mediados por ferramentas digitais. Mestre em Ciência dos Materiais, pela Unesp. Professor do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica).
Andréa Cristina Filatro, mestra e doutora em Educação, pela Faculdade de Educação da USP. Pós-Doutora, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui formação em gestão de projetos, pela FIA. Autora de livros como “Metodologias inovativas na educação presencial, à distância e corporativa” (2018) e “DI 4.0: inovação na educação corporativa” (2019).
Gizeli Costa Bertollo Menezes, pós-doutoranda em Comunicação, pela UFT. Doutora em Ciências da Comunicação, pela Universidade da Beira Interior (UBI). Mestra em Tecnologías Digitales y Sociedad del Conocimiento – Universidad Nacional de Educación à Distância (UNED).
Vânia Passos, doutora em Educação, pela Universidade Federal de Goiás. Mestra em Educação, pela Universidade de Brasília. Especialista em Avaliação Educacional, pela UnB. Especialista em Administração Educacional: Política, Planejamento e Gestão, pela UnB/Unitins. Atua na área de formação, profissionalização e prática docente, além da avaliação educacional e institucional.