Curso realizado pela Esmat contribui para inovação e resulta em ferramenta que impulsiona agilidade na comunicação judicial

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), com a iniciativa do grupo de pesquisa do curso “Inovação e o Pensamento de Design”, desenvolveu uma nova ferramenta chamada “Comunicação Eletrônica de Decisões Judiciais — Pró-Saúde”. Essa inovação, em uso desde dezembro do ano passado na Vara de Saúde de Palmas, tem como objetivo melhorar a comunicação entre as equipes técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e os(as) cidadãos(ãs) que buscam o Judiciário para garantir seus direitos relacionados à saúde pública.

A ferramenta segue diretrizes propostas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Resolução CNJ n.º 530, de 2023, buscando sistematizar medidas para o tratamento adequado das demandas de saúde, além de normas voltadas ao avanço tecnológico, como a Resolução n.º 332 do CNJ, de 2020, e o Provimento n.º 85 da Corregedoria Nacional de Justiça, de 2019.

Sobre o curso

Desenvolvido pela Esmat, o curso “Inovação e o Pensamento de Design” teve como foco a capacitação de magistrados(as) e de servidores(as) do TJTO acerca do Mindset (características da mente humana que vão determinar os nossos pensamentos, comportamentos e atitudes) que afeta a inovação, de modo que sejam estimulados(as) a pensar sobre como a inovação transformacional pode aumentar os resultados e romper os desafios trazidos pelas novas tecnologias. As atividades e as mentorias foram ministradas pela pós-doutora Solange Mata Machado e ocorreram durante os meses de fevereiro a julho de 2023.

Os resultados da capacitação demonstram a efetividade de atuação da Esmat, ao formar e aperfeiçoar magistrados(as) e servidores(as) em busca de boas práticas e da excelência da prestação jurisdicional.

Integraram o Grupo de Pesquisa: os juízes Gil de Araujo Correia e José Eustáquio de Melo Júnior; e os(as) servidores(as) João Ornato Benigno Brito, Kellen Cleya dos Santos Madalena Stakoviak, Lily Sany Silva Leite, Wallson Brito da Silva, Ana Mara Carneiro Mourao, Darllanne Cristina dos Santos Ferreira Tacho e Luciano Moura.

Na prática, como a ferramenta funciona?

Essa ferramenta proporciona aos(às) cidadãos(ãs) tocantinenses, com processos judiciais na área de saúde pública, o recebimento imediato de informações sobre o cumprimento de decisões, antes mesmo de o prazo de intimação ser aberto. Em termos práticos, isso significa que as partes envolvidas no processo irão receber essas informações de forma antecipada, proporcionando uma comunicação mais rápida e eficiente sobre o andamento do processo judicial.

Logo, o objetivo principal da ferramenta é reduzir o tempo de comunicação das movimentações que informam o cumprimento da decisão no processo, enviando mensagens eletrônicas aos(às) interessados(as).

O manual de instruções para acessar a ferramenta já está disponível para consulta. Acesse clicando aqui.

Quer saber mais? Clique aqui para mais informações.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.