ENAM – Últimos dias para participar do exame

As inscrições para a primeira edição do Exame Nacional da Magistratura (ENAM) seguem até quinta-feira (7/3). O processo seletivo confere habilitação para pessoas interessadas em concorrer a certames da magistratura, promovidos por tribunais regionais, tribunais do trabalho, tribunais militares e tribunais dos estados e do Distrito Federal e dos territórios. O prazo para candidatura termina no dia 7 de março e a prova ocorrerá em 14 de abril, em todas as capitais brasileiras. Inscreva-se aqui.

O concurso é regulamentado e organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) a partir da Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 531, de 14 de novembro de 2023, que instituiu o Exame e suas diretrizes.

O ENAM visa assegurar que os processos seletivos para a magistratura ocorram de forma a valorizar o raciocínio, a resolução de problemas e a vocação para a carreira. Com caráter eliminatório e não classificatório, busca contribuir para a democratização do acesso à magistratura, tornando-a mais diversa e representativa.

A prova será composta de 80 questões que avaliarão o conhecimento de candidatas e candidatos em direito constitucional, direito administrativo, noções gerais do direito e formação humanística, direitos humanos, direito processual civil, direito civil, direito empresarial e direito penal. Confira o edital do ENAM.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.