Após celebração de convênio entre o Poder Judiciário Tocantinense e o STJ, acadêmicos da Esmat terão acesso à Biblioteca do Superior Tribunal de Justiça

Em busca de mais um passo na modernização do Poder Judiciário, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) firmaram um acordo que permitirá à Justiça Tocantinense o uso da Plataforma de Inteligência Artificial (ATHOS), da Biblioteca do STJ, do Programa de Gestão Institucional de Direitos Humanos (HUMANIZA STJ) e do Programa Transformação.

Plataforma de Inteligência Artificial (ATHOS)

O Sistema ATHOS tem como intuito estabelecer uma parceria para troca de dados, desenvolvimento e transferência de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) voltados ao aprimoramento dos fluxos de processos judiciais, de forma a promover políticas de modernização, aperfeiçoamento e acesso à justiça.

Biblioteca do STJ

Disponibilizado para a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), a Biblioteca do STJ conta com um acervo que abrange todas as áreas do Direito e é composto por cerca de 170 mil documentos em formato impresso (livros, artigos de periódicos e coleções especiais). Tem entre seus objetivos promover ao(à) cidadão(ã) livre acesso ao conhecimento jurídico; e fomentar o acesso aos(às) estudantes e pesquisadores(as) que frequentam a Biblioteca da Esmat.

Programa Transformação

Em relação ao Projeto Transformação, consiste na instituição de cota para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica decorrente de violência doméstica e familiar nos contratos de serviços contínuos com regime de dedicação exclusiva de mão de obra do STJ.

Programa de Gestão Institucional de Direitos Humanos

Por fim, o Humaniza STJ resume-se na promoção de atividades conjuntas para dar efetividade, no que couber, aos aspectos relacionados ao calendário de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Justiça, instituído pela Portaria CNJ nº 284, de 10 de dezembro de 2020. O programa prevê atenção especial a questões como igualdade de gênero e participação institucional feminina; eliminação da violência contra a mulher; igualdade racial e participação institucional de negros, pardos e outros grupos étnicos que integram a força de trabalho do STJ.

 

Comunicação Esmat

Para mais informações: Comunicação — Telefone (Ramal): 3218 - 4259; WhatsApp: (63) 99216 - 8770; E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.