
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) realizou, nos dias 12 e 14 de março, as duas turmas do Workshop Sustentabilidade na Prática – gestão de resíduos e consumo consciente dos recursos naturais.
O evento, com carga horária de 4 horas por turma, teve como objetivo oferecer conhecimentos sobre resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem, além de fornecer o suporte necessário para a continuidade do Projeto Coleta Seletiva Solidária no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Tocantins.
Sob a coordenação da desembargadora Ângela Maria Ribeiro Prudente, as atividades ministradas pelas facilitadoras Cinthia Barbosa Pires Azevedo e Welica Rodrigues Lemes Barros abordaram temas como a gestão e o gerenciamento integrado de resíduos sólidos, coleta e manejo de resíduos orgânicos, minimização, entre outros.
Participaram das atividades os profissionais colaboradores(as) do Poder Judiciário e da Empresa Montana, que atuam no serviço de copa, limpeza, recepção, jardinagem, marcenaria e carregamento nos prédios do Palácio sede do Tribunal de Justiça, da Corregedoria-Geral de Justiça, do Fórum de Palmas, da Esmat, do Centro de Educação Infantil (CEI), do Napsi, e dos Anexos I e II.
O Workshop está alinhado às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2010) e com o Decreto nº 10.936, de 2022, que regulamentam a educação ambiental na gestão de resíduos sólidos, contribuindo para a redução dos impactos ambientais, sociais e econômicos causados pela gestão inadequada de resíduos.