“O equilíbrio começa dentro de nós”, afirma Rossandro Klinjey, durante abertura da IX Semana de Saúde do Judiciário do Tocantins

Foto: Hodirley Canguçu

“Em meio ao equilíbrio entre família, trabalho, pai, mãe, filhos, maridos, companheiros, (...) existe um ser que precisa ser visto”, destacou o psicólogo Rossandro Klinjey ao falar que sobre a importância do amor próprio para o equilíbrio na vida, durante palestra com o tema “Saúde em Primeiro Lugar: Equilíbrio entre Trabalho e Vida Pessoal”. O evento abriu a IX Semana de Saúde do Tribunal de Justiça do Tocantins, na tarde desta terça-feira (6/7), no auditório do TJTO, com a presença de magistrados(as) e servidores(as).

“Que nós possamos ser sábios a ponto de escutar os nossos próprios conselhos. Olhar, escutar e ter os sentimentos validados”, disse o palestrante, lembrando que a pessoa só consegue estar disponível para alguém quando está disponível para si.

Foto: Hodirley Canguçu

O maior desequilíbrio está em você querer entregar aos outros aquilo que você ainda não entregou para si.

Para o psicólogo, o que ajudaria a pessoa a ter o sentimento de equilíbrio é tirar da sua forma de enxergar a vida, ou da nomenclatura de suas emoções, a palavra “culpa”. Ele explica que ninguém é capaz de dar conta de tudo do mesmo jeito, sem nunca cometer erros. “A culpa vai gerar um desequilíbrio ou, então, a sua visão equivocada de amor”, citou.

“Risquem a palavra culpa e assumam responsabilidades”, orientou o palestrante, que é consultor em desenvolvimento humano. “Quando a gente tem culpa, parece que a gente está devendo ao mundo. E quando a gente tem responsabilidades, nós estamos dirigindo a nossa vida”, justificou, lembrando que, sobre os sintomas de angústia, ansiedade, depressão e medo, não se têm culpas, mas responsabilidades. “Esses sintomas me convidam a enxergar um lugar dentro de mim que eu estou me recusando. Na verdade os sintomas físicos e emocionais são um chamamento do corpo, ou da alma, ou dos ângulos, para que você olhe para você. Muitas vezes nós só paramos no limite, da exaustão”, disse, falando sobre a responsabilidade de cada um com a própria vida pessoal. Por isso, destacou que viver uma vida equilibrada significa fazer escolhas.

Saúde e qualidade de vida dos(as) servidores(as): bem mais precioso

A IX Semana de Saúde do Tribunal de Justiça do Tocantins começou com o objetivo de proporcionar reflexões sobre saúde, visando à prevenção de adoecimentos e maximização da qualidade de vida dos(as) colaboradores(as).

Reconhecendo que a saúde é um bem indispensável para a plena realização das atividades profissionais e pessoais de magistrados(as) e servidores(as), a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, presente na abertura da semana, citou que as demanda de trabalho afetam a qualidade de vida e reforçou que o TJTO tem trabalhado para dar aos(as) servidores(as), aos(as) magistrados(as) essa qualidade de vida. “Não é fácil. Para isso, nós estamos promovendo diversas ações que reforçam a saúde física e mental de todos nós. É preciso cuidar do bem mais precioso que nós temos”, destacou, se referindo a cada um(ama) que trabalha no Poder Judiciário.

A presidente lembrou que, nessa gestão 2023-2025, foi eleito, como macrodesafio, dentro da perspectiva de aprendizado e crescimento, o aperfeiçoamento da gestão de pessoas. “Inclusive, instituímos como prioridade a implementação do programa de humanização e valorização dos servidores, servidoras, magistrados e magistradas”, disse. “Essa iniciativa tem como objetivo promover o bem-estar, a motivação, a produtividade, a empatia, a compaixão e a humanização, o exercício da função que cada um dos senhores e das senhoras exerce.”

A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, parabenizou a desembargadora Etelvina Maria Sampaio pelo olhar especial que tem dado aos(às) servidores(as), magistrados(as), estagiários(as) e colaboradores(as) no tocante à Saúde, criando com isso um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, além de valorizar a qualidade de vida dos profissionais que atuam no Judiciário.

Saúde em primeiro lugar

A diretora de Gestão de Pessoas do TJTO, Márcia Mesquita, citou que a temática da semana: “Saúde em primeiro lugar” foi cuidadosamente escolhida no sentido de refletir sobre a constante preocupação do TJTO com a promoção na qualidade de vida dos integrantes do Poder Judiciário. Na oportunidade, trouxe dados sobre a saúde dos(as) servidores(as) e informou que o Espaço Saúde registrou, no Censo de Saúde de 2023, um aumento na procura por atendimentos psiquiátricos, bem como nos serviços de assistência relacionados à saúde mental, cenário endossou a busca de iniciativas para ampliar as ações destinadas à prevenção e o manejo dos adoecimentos relacionados e não relacionados ao trabalho.

Como ações, ela citou, por exemplo, a campanha anual de vacinação contra a influenza, ginástica laboral, orientações ergonômicas, dentre outros. Também estão em fase de implantação novos projetos, por exemplo, o mapeamento dos trabalhadores com doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, entre outras. Ao compartilhar essas informações, nós queremos demonstrar que a Diretoria de.

A chefe do Espaço Saúde, a cardiologista Elaine Cristina Ferreira, agradecer à equipe do Centro de Saúde pela excelência nas ações, pelo empenho nos programas e projetos, e por todo o carinho e humanização dos atendimentos realizados.

Programação

A programação da IX Semana de Saúde segue até sexta-feira (9/8). Durante a programação estão previstas várias oficinas (Transformando sua rotina de beleza, Como usar óleos essenciais para o bem-estar diário, e Pele radiante: Cosméticos para rosto e corpo) e mini palestras sobre “A imagem que transforma: Como a Consultoria de Estilo Potencializa a Autoestima” e “Saúde Mental e Produtividade: Como Manter o Bem-Estar no Trabalho”.  Os interessados em participar das oficinas podem se inscrever pelo telefone: 3218-4420 (com Romiza ou Ivone).


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.