Esmat realiza Seminário sobre IA na Microsoft Times Square

Foto: Ednan Cavalcanti

No 6º andar do Edifício NYC, na Times Square, ocorreram, nessa terça-feira (6/8), as boas-vindas do seminário “Perspectivas Contemporâneas da Inteligência Artificial no Sistema Judicial, no Direito e nos Negócios”, realizado pelo Colégio Permanente dos Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e a Memory – Centro de Memória Jurídica.

O presidente do Copedem e diretor-geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, esteve presente durante a abertura juntamente com a vice-presidente da Microsoft Brasil para Setor Público, Allesandra Karine.

Em comentários, o desembargador Marco destacou que a impressão da Microsoft em relação à utilização de inteligência artificial generativa no poder judiciário foi a melhor possível, justamente devido à perspectiva de abertura ao amplo diálogo e democratização do conhecimento. Além disso, citou a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de permitir o uso de ferramentas de IA, como o ChatGPT, na elaboração de atos processuais pelos juízes brasileiros.

O evento reúne especialistas globais e líderes do setor jurídico e tecnológico para discutir o impacto da inteligência artificial (IA) no sistema judiciário. A desembargadora Angela Issa Haonat, diretora adjunta da Esmat, e o desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho também compareceram. 

Foto: Ednan Cavalcanti

Contando com a presença do diretor de Indústria de Governo na Microsoft América Latina, Carlos Teixeira, e do CTO Global da Microsoft para Setor Público, Dave Sloan, a programação da manhã teve como foco “Casos de Uso de Inteligência Artificial em Justiça e Governo Brasileiro” e “Endereçando as Preocupações no Uso de IA em Nuvem pelo Setor Público”. Na parte da tarde, algumas questões sobre o “Uso Responsável de Inteligência Artificial” foram apresentadas pelo diretor global do Escritório de Uso Responsável de IA na Microsoft, Cass Matthews. Além disso, o executivo de Contas de Justiça da Microsoft Brasil, Carlos Marques, também abriu uma “Sessão Aberta para Perguntas e Respostas”.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.