“Se quer dormir bem, tem que ter rotina”, recomenda Rizo no encerramento da VII Semana da Saúde

“Sono é ritmo. Se você quer dormir bem, tem que ter rotina”. A recomendação é do médico Geraldo Rizo, especialista em Neurologia, Neurofisiologia e Medicina do Sono, que falou sobre a importância do sono para a qualidade de vida durante palestra com o tema “Dormir bem para viver melhor”, no encerramento da VII Semana da Saúde do Poder Judiciário tocantinense, nesta quinta-feira (10/11).

Segundo o palestrante, os problemas de insônia hoje representam uma epidemia. Dados do Episono (Estudo do Sono) apontam que 33% das pessoas são portadoras de apneia do sono, 45% queixam-se de insônia ou dificuldade para dormir, 15% possuem insônia crônica, 24% têm pesadelos constantes, 5% tomam remédios para dormir (três ou mais noites/semana) e 10% rangem os dentes (três ou mais noites/semana).

Esses dados traduzem uma realidade. “Nós estamos privados de sono”, destacou o médico, dizendo que é preciso haver uma mudança de mentalidade. “O sono tem que ser prioridade”, ressaltou, apontando que o ideal é ter uma rotina de desaceleração, pois o sono é um dos pilares da qualidade de vida, juntamente com a boa alimentação e a atividade física.

Sono de qualidade

Para ter um sono de qualidade, Rizo cita três elementos: duração, continuidade e profundidade. “Dormir bem não é só quantidade, mas qualidade”, disse o palestrante apontando que, para dormir bem, alguns fatores são importantes, a exemplo da temperatura baixa, qualidade do colchão, luz reduzida e meditação, sendo esta, conforme o médico, a melhor técnica.

O palestrante chamou a atenção que o sono é importante para o controle da obesidade e de doenças, como o diabetes, por exemplo. E completou dizendo que a falta de sono “adoece, envelhece, emburrece e não emagrece”.

Semana da Saúde

Durante dois dias de programação da VII Semana da Saúde, magistrados, servidores e colaboradores do Poder Judiciário do Tocantins tiveram a oportunidade de participar de palestras, terapias e acompanhar exposições de ativos de suplementação e bem-estar (Farmácia artesanal) e alimentos saudáveis, dentre outras atividades.

As palestras foram transmitidas, ao vivo, para as comarcas do Estado, pelo canal da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), no You Tube.

Iniciativa

A semana é uma iniciativa do Centro de Saúde do Centro de Saúde do Tribunal de Justiça (Cesau/TJTO), por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas, em parceria com a Esmat. No encerramento do evento, a chefe do Cesau, Elaine Ferreira, lembrou que com o aumento da expectativa de vida e o ritmo acelerado da vida, se as pessoas não pensarem em buscar qualidade de vida, teremos um aumento de pessoas doentes. Por isso, destacou a importância de buscar os pilares da qualidade de vida, como a alimentação, a atividade física e o sono.

Na oportunidade, a chefe do Espaço Saúde justificou o tema desta edição da Semana da Saúde:  “Qualidade de vida em foco” para dar ferramentas para todos magistrados e servidores  voltados para a qualidade de vida.

 

Texto: Neuracy Viana (Comunicação TJTO) / Fotos: Hordiley Canguçu (Esmat)


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.