Oficina discute sistema penal brasileiro e políticas públicas ressocializadoras na gestão do sistema carcerário

As discussões acerca do sistema penal no Brasil são bastante vastas e complexas. Nos últimos anos, o crescimento da população prisional no País vem gerando inúmeros debates, focados principalmente na construção de políticas voltadas para os direitos humanos.

Realizada na tarde desta terça-feira (18), no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), a Oficina “Sistema Penal e Direitos Humanos”, em complemento ao XIV Congresso Internacional em Direitos Humanos, contou com explanações e debates sobre o processo de reinserção social do apenado.

Participaram da Mesa o doutor em Direito, Tarsis Barreto Oliveira; o doutor em educação, Paulo Sérgio Gomes Soares; a mestra em direito público, Emine Eylem Aksoy Retornaz; o segundo diretor adjunto da Esmat, José Ribamar Mendes Júnior; e o juiz de Direito (TJTO), Ricardo Gagliardi.

Em sua fala, o juiz José Ribamar Mendes Júnior destacou a importância da assistência social ao preso, na perspectiva de prepará-lo para retornar ao convívio social.

“O preso deve ser reeducado, a ressocialização é o melhor caminho. E a sociedade brasileira deve investir nisso, por mais penoso que seja. O que está faltando é o investimento em políticas públicas e que a sociedade se engaje mais com essas ações”, comentou.

Ao seguir com o debate, o juiz Ricardo Gagliardi apresentou importantes reflexões acerca do estado democrático de direito. O oficineiro também contextualizou informações históricas sobre penas punitivas no Brasil e na Turquia.

“Um dos princípios fundamentais no estado democrático de direito é a dignidade da pessoa humana, poucos sabem disso”, disse.

Na ocasião, a palestrante internacional, Eylem Aksoy Retornaz, falou um pouco sobre o sistema prisional na Turquia, o conceito de direito penal do inimigo e como o crescimento desses casos afeta a sociedade.

O doutor Paulo Sérgio Gomes Soares usou seu espaço de fala para explicar, de forma crítica, as problemáticas envolvidas no estado e direito burguês.

 

Sobre o Congresso

Promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), desde 2012, e organizado pelo Programa de Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o XIV Congresso Internacional em Direitos Humanos, com o tema “A Proteção dos Direitos Humanos em Cenário de Guerra e Pandemia”, iniciará nessa quarta-feira e se estenderá até sexta-feira, ou seja, de 19 a 21 de outubro de 2022.

Para mais informações, clique aqui.

 

Texto: Francielly Oliveira — Comunicação Esmat Foto: Hodirley Canguçu

 


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.