O curso “Gestão Judiciária: Fortalecimento de competências”, realizado no período de 28 de maio a 27 de junho, teve como foco o conhecimento sobre a organização e a estruturação do Poder Judiciário do Estado do Tocantins, abordando temas relacionados à gestão, funções, ambiente, sistemas e condutas, com foco na melhoria da prática profissional dos(as) servidores(as) do Poder Judiciário.
As atividades foram conduzidas à distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (AVA/Esmat), e ministradas pelo jornalista e facilitador em linguagem simplificada, Tarcísio Vória. Em depoimento, ele enfatizou que essa iniciativa representou uma oportunidade para utilizar recursos audiovisuais e apresentar a estrutura do Poder Judiciário.
“Mais uma vez a Escola Superior da Magistratura Tocantinense inova e nos proporciona uma experiência de grande valia. E neste curso, através do recurso audiovisual e da plataforma de aprendizagem virtual, apresentamos em linguagem simples e acessível o Poder Judiciário do Tocantins para além das fronteiras do Estado. Agora, em diversos pontos do país e do mundo, as pessoas podem ver e entender a nossa contribuição e compromisso com a prestação da Justiça para a nossa população”, compartilhou.
Durante o curso, foram explorados diversos aspectos essenciais para entender à organização e ao funcionamento do Poder Judiciário, tanto em âmbito nacional quanto especificamente no estado do Tocantins. Em relação aos sistemas, foram apresentados o Eproc, SEI, SEEU, PJECOR, GISE, EGESP, IDP, SAV e AVA, cada qual desempenhando funções específicas desde a gestão de processos até a formação e suporte educacional oferecidos pela Esmat.
As práticas de gestão de pessoas também englobam orientação, treinamento, suporte psicossocial, por meio do Núcleo de Apoio Psicológico (NAPsi), e serviços de saúde, que se destacam como fundamentais para o bem-estar e à eficiência dos(as) servidores(as) do Judiciário.