Diretrizes para Autores
A Revista ESMAT é um periódico científico interdisciplinar, de periodicidade semestral, editado pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense, órgão vinculado ao Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. O periódico recebe contribuições científicas inéditas, com foco em uma abordagem crítica dos temas abordados, tanto no cenário nacional quanto internacional. Seu principal objetivo é atuar como um meio de difusão do conhecimento produzido por magistrados(as), alunos(as), professores(as), servidores(as), advogados(as), membros do Ministério Público e demais integrantes da comunidade jurídica e acadêmica. A revista está diretamente ligada ao Programa de Mestrado Profissional e Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Esmat.
ORIENTAÇÕES GERAIS
- A partir de 2024, a Revista passará a publicar integralmente artigos com exogenia, entendendo-se estes os advindos de outros estados do país e do exterior. Para efeito de exogenia, levam-se em consideração todos(as) os(as) autores(as) que subscrevem o artigo.
- Poderão submeter artigos autores(as) com a titulação mínima de mestre, doutor ou mestre/doutorando.
- Não poderão ser submetidos simultaneamente a outras revistas e/ou periódicos, e devem se enquadrar em qualquer área do Direito e/ou interdisciplinar.
- Os artigos recebidos serão submetidos à avaliação prévia pela Comissão Editorial, que verificará a adequação à linha editorial da Revista e às regras gerais de publicação. Os artigos que não cumprirem esses requisitos serão devolvidos aos(às) seus(suas) autores(as), a fim de serem efetuadas as modificações necessárias.
- Ao enviarem seus trabalhos, os(as) autores(as) concordam que os direitos autorais referentes a cada um deles estão sendo cedidos à Revista ESMAT, sem remuneração pela cessão e publicação, respeitando o estabelecido nestas normas.
- A Revista reserva-se o direito de aceitar ou vetar qualquer original recebido em desacordo com essas orientações, como também o direito de propor eventuais alterações.
- Os artigos serão encaminhados para análise de pareceristas externos, consideradas as respectivas áreas temáticas, pelo sistema double blind peer review. Caso sejam aprovados, serão divulgados sem custo para autores(as) e/ou leitores(as).
- A Revista ESMAT não cobra taxas de submissão de artigo ou taxas de processamento de artigo.
- A Revista requer a declaração de conflito de interesses em relação ao artigo submetido quando o(a) autor(a) possuir interesses (políticos, pessoais, econômicos etc.) que possam influenciar, de forma inapropriada, na elaboração dos artigos. A declaração será analisada previamente pelo Conselho Editorial.
- Trabalhos que envolvam pesquisas com seres vivos devem comprovar a aprovação por Comitê de Ética, de acordo com as normas vigentes.
- A publicação na Revista Esmat é gratuita e não há retribuição pecuniária aos(às) autores(as). Cada autor(a) fará jus a dois exemplares da edição da Revista ESMAT que contou com sua colaboração.
- Poder-se-ão adequar às normas da ABNT os trabalhos selecionados, se em desacordo com a padronização.
- Os artigos deverão ser enviados pelo sistema da Revista, ou diretamente para o e-mail <revista.esmat@tjto.jus.br>, com cópia para o editor científico: <tarsisbarreto@uft.edu.br>.
- O conteúdo das matérias publicadas é de inteira responsabilidade de seus(suas) autores(as).
Os artigos devem atender às seguintes normas técnicas:
Estrutura do Artigo:
- Título;
• Título traduzido para inglês;
• Nome dos(as) autores(as);
• Resumo;
• Palavras-Chave;
• Abstract;
• Keywords (não utilizar tradutores automáticos da web);
• Introdução;
• Texto com subtítulos e notas de rodapé com numeração sequencial (1, 2, 3, 3.1, 3.2, 4....);
• Conclusão;
• Referências (bibliográficas e demais);
Identificação dos(as) autores(as), em nota de rodapé, deverá conter:
- nome completo dos(as) autores(as);
• e-mail dos(as) autores(as);
• instituição onde os(as) autores(as) trabalham e/ou estudam;
• resumo curricular dos(as) autores(as) com no máximo três linhas, informando sua situação acadêmica, títulos e exercício profissional;
Resumo bilíngue (português/inglês), de mesmo teor, e apresentar com clareza:
- o tema do trabalho;
• os objetivos;
• a metodologia utilizada; e
• as conclusões;
Palavras-Chave: Entre três e no máximo cinco (na língua do texto e em inglês – Keywords)
Formatação:
- Devem conter entre quinze e trinta páginas, incluindo o texto e as referências;
• MS Word (doc);
• Fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5, formatação em papel A4 (com margem superior e esquerda em 3cm e margem inferior e direita com 2cm), parágrafo 1,5cm;
• Páginas NÃO numeradas e margens justificadas;
Títulos
- Títulos de capítulos em caixa alta, mesma fonte do texto e subtítulos em texto normal, ambos em negrito, numerados e alinhados à esquerda;
- Título do artigo em caixa alta, negrito e centralizado.
Citações:
- citações diretas com mais de três linhas: recuo de 4cm da margem esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, nome do(a) autor(a) no final do parágrafo no formato: (Nome, 2007, p.11);
• citações com omissões de palavras ou frases: substituí-las por reticências entre colchetes, ex. [...];
• citações indiretas: Nome (2007);
• todas as referências no corpo do texto deverão adotar o sistema autor(a)-data ABNT (Oliveira, 2015, p. 25);
Notas de rodapé:
- fonte Times New Roman, tamanho 8, EXCLUSIVAMENTE para breves notas explicativas, jamais para referências;
Referências
- As referências bibliográficas devem obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 6023) em ordem alfabética, conforme os seguintes modelos de citação:
Livros:
SOBRENOME, Nome do(a) autor(a). Título do livro em negrito. Cidade: Editora, ano.
KARAM, Maria Lúcia. Juizados especiais criminais: a concretização antecipada do poder de punir. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
Capítulos de livros:
SOBRENOME, Nome do(a) autor(a). Título do capítulo sem destaque. In: SOBRENOME, Nome do(a) autor(a). Título do livro em negrito. Cidade: Editora, ano.
MORAES, L. C. S. de. Competência legislativa. In: MORAES. Curso de direito ambiental. São Paulo: Atlas, 2002, cap. 2, p.54-68.
Artigos de periódicos:
SOBRENOME DO(A) AUTOR(A), Nome. Título do artigo: subtítulo (se houver). Nome do Periódico em Negrito, cidade, v., n., p. inicial – final, mês ano.
SENNA, Andressa Paula. O abuso de direito e a litigância de má-fé como impeditivos à marcha processual e ao resultado justo da prestação jurisdicional. Revista de Direito Privado, v. 10, n. 40, p. 9-59, out./dez. 2009.
Trabalho apresentado em evento:
SOBRENOME, Nome do(a) autor(a). Título do trabalho apresentado, seguido da expressão In: NOME DO EVENTO, numeração do evento (se houver), ano e local de realização, título do documento, local, editora, data de publicação e página inicial-final da parte referenciada.
MARQUES, Cláudia Lima. Direitos básicos do consumidor na sociedade pós-moderna de serviços: o aparecimento de um sujeito novo e a realização de seus direitos, In: CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DO CONSUMIDOR, 5, 2000, Belo Horizonte, Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, jul./set. 2000, p. 61-96.
- Em se tratando de obras consultadas online, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais <>, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em:.
HEIDEGGER. Martin. A época da imagem do mundo. Disponível em <http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/heidegger.htm>. Acesso em: 11 de maio 2011.