A HEURÍSTICA DO MEDO EM HANS JONAS, À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
PDF

Palavras-chave

Heurística do medo
Hans Jonas
Ética
Meio ambiente
Futuro.

Como Citar

Torquato, G. B. (2016). A HEURÍSTICA DO MEDO EM HANS JONAS, À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. REVISTA ESMAT, 5(6), 163–178. https://doi.org/10.34060/reesmat.v5i6.61

Resumo

A partir da leitura do princípio responsabilidade de Hans Jonas – com enfoque na heurística do medo – e da Constituição Federal – com a preservação ambiental intergeracional –, o presente estudo objetiva trazer refl exões acerca dos problemas éticos vivenciados na atualidade pela sociedade e as graves consequências advindas ao se ignorar os sinais externados pela natureza em virtude da tecnologia e capitalismo. A ideia é fazer um apelo à sociedade para que insira a responsabilidade como mote norteador de suas ações, notadamente quando do uso da técnica, valendo-se do agir consciente do poder, e possibilitando hoje ou no futuro distante, a liberdade do ser humano na busca por níveis de recursos naturais adequados à garantia da dignidade disciplinada no art. 1º, III, da Constituição Federal.
https://doi.org/10.34060/reesmat.v5i6.61
PDF

Referências

BITTAR, Eduardo C. B. Curso de Ética Jurídica: ética geral e profissional. 10 ed. rev. atual. e modificado. São Paulo: Saraiva, 2013.

BRASIL (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 01 jul 2013.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes; LEITE, José Rubens Morato. Direito constitucional ambiental brasileiro. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes; MOREIRA, Vital. Fundamentos da Constituição. Coimbra: Coimbra Editora, 1991.

CORBORN, Theo; DUMANOSKI, Dianne; MYERS, John Peterson. O futuro roubado. Porto Alegre: L&M, 2002.

ZANCANARO, Lourenço. O Conceito de Responsabilidade em Hans Jonas. Tese de Doutoramento em Educação. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. 1998. 230 p.

OLIVEIRA, Jelson Roberto de. A heurística do temor e o despertar da responsabilidade. Entrevista fornecida à Revista do Instituto Humanitas Unisinos. Disponível em < http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4035&secao=371>. Acesso em: 15 jul 2013.

JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para uma civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2006.

GOMES, Carla Amado. O ambiente como objecto e os objectos do direito do ambiente. Este texto corresponde, no essencial, à exposição oral da autora, subordinada ao mesmo título, no Curso de Pós-Graduação em Ciências Jurídico-Administrativas da Faculdade de Direito de Lisboa.

O autor concede a autorização de publicação do artigo doutrinário na Revista ESMAT e em sua versão eletrônica, caso seja aprovado pela Comissão Editorial.

Os artigos publicados e as referências citadas na Revista ESMAT são de inteira responsabilidade de seus autores.

O autor se compromete ainda a identificar e creditar todos os dados, imagens e referências. Deve também declarar que os materiais apresentados estão livres de direito de autor, não cabendo, portanto, à Revista ESMAT e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas.