O RESPEITO AO DIREITO À VIDA VISTO PELOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E SUA REPRESENTAÇÃO SOCIAL
PDF
PDF (English)

Como Citar

Amaral Santos, C. ., César Machado, H. ., & Alves Ferreira Filho, O. . (2021). O RESPEITO AO DIREITO À VIDA VISTO PELOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E SUA REPRESENTAÇÃO SOCIAL. REVISTA ESMAT, 13(21), 111–128. https://doi.org/10.34060/reesmat.v13i21.431

Resumo

A pesquisa “O direito à vida vista pelos estudantes universitários e sua representação social” está inserida no contexto do macroprojeto Constituição Federal, Direitos Fundamentais e Representação Social. Busca-se com essa proposta científica estudar o princípio do direito à vida na perspectiva representacional do acadêmico, abrangendo os cursos de Direito, Ciências Biológicas e Agronomia, do campus de Palmeiras de Goiás da Universidade Estadual de Goiás. Foi uma pesquisa promissora que trouxe conhecimentos teóricos a respeito do direito fundamental do conceito de vida para a nossa Constituição Federal, de 1988, e sua origem como direito fundamental de primeira geração, e é um dos direitos especificados e assim exposto no artigo 1º da Carta Magna brasileira. A pesquisa também teve como objetivo analisar, utilizando-se a Teoria das Representações Sociais, qual o significado desse princípio para os estudantes, tanto na perspectiva social quanto na atuação do Estado, como defensor do interesse público. O estudo usou como metodologia de pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, bem como pesquisas bibliográficas e aplicação de instrumento de coleta de dados, com 126 sujeitos divididos da seguinte forma: 63 alunos do curso de direito; 26 alunos do curso de Ciências biológicas; e 37 alunos do curso de Agronomia. Foi utilizado o software Iramuteq para análise das frequências das palavras evocadas, bem como a análise de similitude e nuvem de palavras para aferição da questão subjetiva. Além das questões para verificação da representação social também foi realizado questionário sociodemográfico, com perguntas sobre idade, sexualidade e cursos de graduação. As contribuições científicas para este estudo foi a produção textual a respeito do pensamento representacional do acadêmico de três cursos de graduação diferentes. Ele buscou também analisar a respeito do sentido do fundamento vida, quanto à atuação do Estado no cumprimento de sua função social, e no aspecto de sua abrangência para o próprio ser humano.
https://doi.org/10.34060/reesmat.v13i21.431
PDF
PDF (English)

Referências

AZAMBUJA, Darcy. Teoria Geral do Estado. 36º ed. Globo. Rio de Janeiro, 2011.

BARROS, Sérgio Resende de. Três Gerações de Direitos. Disponível: Acesso em: 16 de junho de 2017.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. p. 199.

BRANCO, Paulo Gonet; MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de direito constitucional. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de Direito constitucional. 7. ed. rev. e atual. de acordo com a Emenda Constitucional n.70/2012. São Paulo: Saraiva, 2012.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. 1. Ed. 12. Tir. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 19ª Edição, São Paulo: Editora Malheiros, 2016.

CASTILHO, Ricardo. Direitos humanos: processo histórico – evolução no mundo, direitos fundamentais: constitucionalismo contemporâneo. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais: Teoria Geral. 4ªed. São Paulo: Atlas, 2007.

NOVELINO, Marcelo. Direito Constitucional. São Paulo: Editora Método, 2009, 3 ed.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

OEA – ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Pacto de San José da Costa Rica. Disponível em: https://www.cidh.oas.org/basicos/portugues/c.convencao_americana.htm. Acesso em: 19 de outubro de 2020.

RAMOS, André de Carvalho. Curso de Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2019, p. 57.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1998.

TAVARES, André Ramos. Curso de direito constitucional. 7. Ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.