Resumo
O ambiente organizacional muda diariamente. Os desafios surgem a partir de fatores externos e internos, impactando diretamente os resultados obtidos. Com o advento da internet e das redes sociais, uma miríade de informações é projetada sobre o gestor que, sem a capacidade de analisar todos os dados, pode tomar decisões que trarão dissabores para a própria organização. Embora o acesso à informação tenha crescido exponencialmente, o conhecimento aplicado ainda carece de ferramentas de gestão que minimizem os riscos associados à má gestão. Nesse sentido, a ISO 9001, a mais famosa metodologia de gestão conhecida, destaca-se como principal mecanismo de apoio ao planejamento e gestão das organizações. Fundamentada no ciclo de Deming ou ciclo de melhoria contínua, a ISO 9001 se caracteriza como uma ferramenta de gestão estruturada no planejamento (P), execução (D), monitoramento (C) e correção (A) de ações que objetivam a implementação eficaz da estratégia proposta por uma organização. Embora tenha aplicação prática e traga benefícios tangíveis em qualquer tipo de empresa (públicas e privadas), a metodologia tem desafios a serem superados. O presente artigo apresenta a sistemática de implantação do sistema de gestão da qualidade na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), baseado na norma ABNT NBR ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade. A implantação desse modelo de gestão em uma instituição pública é pioneira no segmento, não encontrando estudos de casos anteriores e resultados estatísticos que forneçam dados para uma análise comparativa. O presente artigo servirá, portanto, como case introdutório da aplicação prática dos princípios da qualidade no ambiente jurídico do estado do Tocantins.Referências
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