Os DESAFIOS E BENEFÍCIOS DA ISO 9001:2015 NA ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TOCANTINENSE (ESMAT)
PDF

Palavras-chave

Qualidade. Sistemas de Gestão. Gestão Pública.

Como Citar

Augusto Gonçalves, I., Fernandes Barboza, V., & Henrique Gomes, D. (2020). Os DESAFIOS E BENEFÍCIOS DA ISO 9001:2015 NA ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TOCANTINENSE (ESMAT). REVISTA ESMAT, 12(19), 85-112. https://doi.org/10.34060/reesmat.v12i19.348

Resumo

O ambiente organizacional muda diariamente. Os desafios surgem a partir de fatores externos e internos, impactando diretamente os resultados obtidos. Com o advento da internet e das redes sociais, uma miríade de informações é projetada sobre o gestor que, sem a capacidade de analisar todos os dados, pode tomar decisões que trarão dissabores para a própria organização. Embora o acesso à informação tenha crescido exponencialmente, o conhecimento aplicado ainda carece de ferramentas de gestão que minimizem os riscos associados à má gestão. Nesse sentido, a ISO 9001, a mais famosa metodologia de gestão conhecida, destaca-se como principal mecanismo de apoio ao planejamento e gestão das organizações. Fundamentada no ciclo de Deming ou ciclo de melhoria contínua, a ISO 9001 se caracteriza como uma ferramenta de gestão estruturada no planejamento (P), execução (D), monitoramento (C) e correção (A) de ações que objetivam a implementação eficaz  da estratégia proposta por uma organização. Embora tenha aplicação prática e traga benefícios tangíveis em qualquer tipo de empresa (públicas e privadas), a metodologia tem desafios a serem superados. O presente artigo apresenta a sistemática de implantação do sistema de gestão da qualidade na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), baseado na norma ABNT NBR ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade. A implantação desse modelo de gestão em uma instituição pública é pioneira no segmento, não encontrando estudos de casos anteriores e resultados estatísticos que forneçam dados para uma análise comparativa. O presente artigo servirá, portanto, como case introdutório da aplicação prática dos princípios da qualidade no ambiente jurídico do estado do Tocantins.
https://doi.org/10.34060/reesmat.v12i19.348
PDF

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9001 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos. São Paulo. 2015.

AMBROZEWICZ, Paulo Henrique Laporte. Gestão da Qualidade na Administração Pública. [S. l.]: Atlas, 2015.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Manual de Gestão de Riscos do TCU. Segepres/Seplan – Brasília, Maio, 2018. Disponível em<https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=FF8080816364D79801641D7B3C7B355A>. Acesso em: 10 de outubro 2019.

CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro; GEROLAMO, Mateus Cecílio. Gestão da Qualidade ISO 9001:2015. São Paulo: Atlas, 2017.

CHIAVENATO, Idalberto; Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações. 8ª Edição – 4ª Reimpressão - São Paulo – SP, Atlas 2008.

DE ARAÚJO, Luiz Cesar G.; GARCIA, Adriana Amadeu; MARTINES, Simone. Gestão de Processos - Melhores Processos e Excelência Organizacional. São Paulo: Atlas, 2017.

ENFAM. Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. 2018.Relatório de Desempenho 2018. Disponível em <https://www.enfam.jus.br/wp-content/uploads/2019/03/Relato%CC%81rio-de-DESEMPENHO-2018-FINAL-1.3.19.pdf>. Acesso em:12 de outubro 2019.

HERNANDEZ, José Mauro da Costa; CALDAS, Miguel P. Resistência a Mudança: uma revisão crítica. RAE – Revista de Administração de Empresas v.41, n.2. São Paulo - SP, 2001.

ISO. A Pesquisa ISO. Disponível em <https://www.iso.org/the-iso-survey.html>. Acesso em: 31 de outubro 2019.

JUNIOR, Isnard Marshall; ROCHA, Alexandre Varanda; MOTA, Edmarson Bacelar; QUINTELLA, Odair Mesquita. Gestão da Qualidade e Processos. Rio de Janeiro-RJ:, FGV, 2012.

MIGUEL, Lilian Aparecida Pasquini; TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes. Valores Organizacionais e Criação do Conhecimento Organizacional Inovador. São Paulo, Anpad 2009.

SAUAIA, Antonio Carlos Aidar. Laboratório de Gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. Barueri-SP, 2013.