Seminário debate aperfeiçoamento da força de trabalho do Judiciário

Juízas, juízes, servidoras e servidores do Poder Judiciário estarão reunidos no Seminário de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário, que ocorrerá no dia 13/6, no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento é voltado àqueles que atuam na formação e no aperfeiçoamento de pessoas e contará com apresentação de painéis, palestras e boas práticas em relação a temas como formação de formadores; educação híbrida; desenvolvimento de competências, entre outros.

A abertura está marcada para 9 horas, com a presença da secretária-geral do CNJ, juíza Adriana Cruz; do secretário de Estratégia e Projetos (SEP), juiz Gabriel Matos; das juízas auxiliares da Presidência do CNJ Wanessa Mendes de Araújo e Rebeca de Mendonça Lima, além do diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário (Ceajud), Diogo Albuquerque Ferreira.

O Ceajud tem a missão de coordenar e promover, em parceria com os tribunais, a educação corporativa e o desenvolvimento das competências necessárias ao aperfeiçoamento de servidores a fim de alcançar os objetivos estratégicos do Poder Judiciário.

Debates

A adesão ao Plano de Trabalho para Acordos de Cooperação Técnica (ACT) será o tema do primeiro painel do dia, com mesa formada pelo diretor-geral do CNJ, Johaness Eck; a supervisora de Educação e Desenvolvimento Técnico-Administrativo do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Simone Martinazzo; a instrutora na Escola Coorporativa do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mariana Camargo e a coordenadora de Educação e Desenvolvimento (COEDE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ana Claudia Chagas Estellita Lins.

Haverá palestra sobre a Formação de Servidores do CNJ, ministrada pela supervisora do Ceajud, a juíza auxiliar da Presidência Wanessa Mendes de Araújo e pelo diretor do Centro, Diogo Ferreira. No painel Planejamento Pedagógico e Formação de Formadores, o servidor do TRT-10, João Batista Português Júnior mediará as palestras de Emmily Flugel Mathias Maia (TJDFT) sobre Planejamento Pedagógico e Desenvolvimento de Competências e de Marizete Silva Oliveira (Enfam), sobre a Formação de Formadores como estratégia de multiplicação do conhecimento.

O painel Inovação e Tecnologia na Formação de Servidores contará com a mediação da juíza auxiliar da presidência do CNJ Rebeca Mendonça Lima. José Erigleidson da Silva (TRT-2) fará palestra sobre hibridização da educação no serviço público, no âmbito da Justiça do Trabalho, e Mauro Saraiva Barros Lima (TJAM) abordará a formação de servidores para gestão de equipes virtuais e híbridas.

O painel Escolas de Servidores do Poder Judiciário contará com representantes do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O último painel, sobre a Formação de Servidores nas Escolas de Governo da União contará com representantes da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP); do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB/Senado) e da Escola Superior do Ministério Público (ESMPU).

A palestra de encerramento abordará a formação de servidores e a inclusão de pessoas com deficiência. O conteúdo será ministrado pela servidora Luísa de Souza Leão Almeida (TRT-8). O evento está programado para terminar às 18h.

Criado pela Resolução n. 111 do CNJ, de 6 de abril de 2010, o Ceajud promove treinamentos, cursos e seminários, como também identifica instrumentos de capacitação necessários ao desenvolvimento das competências funcionais dos servidores do Poder Judiciário, e oferece cursos e treinamentos à população, em seus ciclos de cursos abertos.

Para participar do seminário, é preciso fazer inscrição por meio de formulário, até dia 12 de junho. O evento será híbrido, com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube.

Texto: Regina Bandeira
Edição: Beatriz Borges
Agência CNJ de Notícias


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.