Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital é iniciado e destaca parceria entre Esmat, UFT e Seduc

Foto: Ednan Cavalcanti

A aula inaugural do Doutorado e Mestrado Profissional em Governança e Transformação Digital, realizada no dia 9 de maio, no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), marcou o início de uma jornada de conhecimento e inovação no Tocantins. O evento contou com a presença do professor doutor Marcelo Moret, coordenador dos programas acadêmicos da área interdisciplinar da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do diretor geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, do reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luis Eduardo Bovolato e outras autoridades.

Abertura

Ao abrir as atividades, o desembargador Marco Villas Boas destacou a importância do Programa e como sua realização reafirma o compromisso do estado em capacitar seus servidores e servidoras.

Essa turma de mestrado e doutorado em Governança e Transformação Digital demonstra que da parte do poder executivo há uma preocupação substancial na formação e aperfeiçoamento dos seus quadros nessa área de desenvolvimento tecnológico, disse.

Em suas reflexões, o desembargador ressaltou a pertinência da transformação social e do respeito à dimensão humana no trabalho acadêmico e científico, em meio a um mundo acelerado e altamente conectado. Além disso, reconheceu a capacidade das tecnologias de promover interação e diálogo, mas também frisou a necessidade de direcioná-las para um desenvolvimento mais humano e inclusivo, considerando as necessidades das pessoas e a dimensão ecológica.

Em sua fala, o reitor da UFT, professor Luis Eduardo Bovolato, observou o impacto positivo do mestrado e doutorado na prestação de serviços entre as instituições envolvidas.

Uma qualificação dessa reflete lá na frente em uma melhor prestação de serviço e em servidores públicos mais preparados. Com esse curso de Governança e Transformação Digital teremos excelentes produtos pelo nível dos nossos estudantes, dos nossos mestrandos e também pelo nível do quadro docente que temos na Universidade Federal do Tocantins, afirmou.

Ao dar boas-vindas aos novos mestrandos e doutorandos, Fábio Vaz, secretário de educação do estado, enfatizou a importância da parceria entre instituições e como essa oportunidade de qualificação se insere como um instrumento de desenvolvimento e aprimoramento profissional.

“Com o Mestrado em Governança e Transformação Digital, oportunizamos aos nossos profissionais formação para a atuação na era digital, necessária para que a transformação na rede estadual de ensino seja efetiva e abrangente. Para o Governo do Estado, é essencial investirmos na capacitação dos nossos educadores de forma que possamos impactar positivamente no processo de ensino-aprendizagem com uma atuação estratégica e eficaz”, comentou.

O professor Marcelo Lisboa, coordenador dessa turma de 2024, agradeceu pela parceria e confiança depositada nos colaboradores do programa, além de expressar sua satisfação e felicidade pela presença dos alunos, destacando a importância do esforço e dedicação para alcançar excelentes resultados.

Ao explicar a dinâmica das disciplinas do curso, o professor doutor Gentil Veloso, que é coordenador do Programa, também evidenciou a importância da parceria entre a instituição e os professores para o desenvolvimento de produtos tecnológicos e serviços para a comunidade. Em sua fala, comentou sobre a diversidade e oportunidade de colaboração entre os professores de diferentes áreas de formação, visando à excelência no trabalho desenvolvido.

Palestra

Professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Marcelo Moret, juntamente com os professores David Nadler e Waldecy Rodrigues, apresentaram, de forma geral, o cenário brasileiro sobre os cursos de pós-graduação e a Capes.

Em sua apresentação, Moret compartilhou como foi realizar a avaliação do doutorado em Governança e Transformação Digital — o qual possui nota 5 – e como existia uma dúvida sobre a potencialidade e possibilidade de modelagem computacional profissional no programa por ser da região Norte.

Quando a gente chegou aqui e teve a apresentação dos professores, dos alunos e dos egressos do Mestrado, ficou completamente claro que o curso era um diferencial, explicou Moret.

Apresentações acadêmicas

O evento contou, ainda, com as apresentações acadêmicas do professor Humberto Araújo – que falou sobre Robótica Educacional – e do pesquisador George França, que trouxe, como incentivo acadêmico, o Nico — um robô terapêutico e educacional que nasceu de uma união entre a universidade pública e a iniciativa privada, e que veio para ajudar no atendimento gratuito de crianças autistas — principalmente as vulneráveis — no Tocantins.

Nico é um dos frutos do projeto de pesquisa e extensão “Transtorno do Espectro Autista no Âmbito das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TEA-TDIC)”, da UFT e sob coordenação do professor George.

Saiba mais sobre a pesquisa clicando aqui.

Depoimentos

Segundo a diretora executiva da Esmat, Ana Beatriz de Oliveira Pretto, é imprescindível que as instituições estejam preparadas para usufruir das soluções tecnológicas que surgem cotidianamente. “Com a informática evoluindo de forma exponencial, é imprescindível que as instituições estejam preparadas para usufruir das soluções tecnológicas que surgem cotidianamente, e o Doutorado em Governança e Transformação Digital nos traz a oportunidade de qualificar o corpo técnico do Poder Judiciário Tocantinense como um todo e, não poderia ficar de fora, os profissionais que atuam na Escola Superior da Magistratura, haja vista as novas formas de aprender e de ensinar, especialmente após o surgimento da Inteligência Artificial Generativa. Estamos curiosos e ansiosos com o que está por vir”, declarou.

A supervisora administrativa e tecnológica da Esmat, agora doutoranda, Lily Sany Silva Leite, expressou sua gratidão pela oportunidade e destacou a importância do investimento na formação para alcançar o sucesso profissional. “Sou grata à Esmat por esta oportunidade de fazer o doutorado em Governança e Transformação Digital. Acredito que investir em formação é essencial para o sucesso profissional e, com certeza, o doutorado irá nos proporcionar novos conhecimentos e abrir caminhos para a inovação tecnológica”, comentou.

Para a técnica na gerência sistematização da educação híbrida e a distância da Seduc, Jocilene Lacerda, o curso será um grande complemento para o seu trabalho. “Eu esperei muito tempo por esse curso, para ter uma formação dentro daquilo que eu já faço, dentro da área que eu já trabalho na educação. É uma oportunidade maior para os servidores, porque hoje em dia você conquistar um mestrado é muito difícil e tendo vagas disponibilizadas só para os servidores fica mais fácil, o acesso é melhor”, disse.

A técnica de desporto da Seduc, Vanilde de Nazaré, ressalta que o curso é uma ótima oportunidade para aqueles que, assim como ela, desejam melhorar o seu currículo. “Estou bem ansiosa e animada para começar a trabalhar dentro daquilo que vai ser um desafio pra mim. Agora tenho essa oportunidade de estudar, faz muito tempo que eu não estudava depois da especialização. Quando surgiu a oportunidade do mestrado para os servidores da Seduc, eu disse ‘é agora’, eu agarrei essa chance e consegui uma vaga. Tenho certeza que vou contribuir bastante, para a educação”, destacou a técnica.

Homenagem

Na ocasião, o desembargador Marco Villas Boas entregou o Medalhão Esmat ao professor Marcelo Moret. Uma homenagem concedida àqueles que colaboram com as atividades da Esmat para a difusão do conhecimento e desenvolvimento da pesquisa científica.

Sobre o programa

O programa é fruto de uma parceria entre a Esmat, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins. Para a Escola, a pós-graduação surge com o objetivo formar um núcleo de líderes pesquisadores de alto nível, aptos a atuar em governança digital e modelagem computacional no judiciário, visando a resolução de questões tecnológicas complexas para uma melhor e mais célere prestação jurisdicional.

Com o objetivo de qualificar os profissionais da educação para atuarem efetivamente na transformação digital proposta pela gestão estadual, o Programa de Mestrado em Governança e Transformação Digital contempla duas linhas de pesquisa. A primeira, Governança Digital em Organizações, que envolve a transformação digital das organizações, com vistas ao pleno exercício da cidadania no mundo digital e à prestação de serviços à sociedade; e a segunda, Modelagem Computacional para Transformação Digital, que tem como objetivo projetar, analisar e implementar modelos computacionais.

 

Depoimentos da Seduc colhidos por Gabriela Rossi (Governo do Tocantins).


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.