
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) conclui, nesta sexta-feira (28/2), a última visualização da videoaula da nona turma do curso “Educação Financeira para Consumidores – Minhas contas em dia no Cejusc”. A capacitação, ministrada na modalidade híbrida, abordou temas como o comportamento funcional para o consumo, empreendedorismo, além da proteção e defesa do consumidor.
Coordenado pela juíza Umbelina Lopes Pereira Rodrigues, o projeto integra o conjunto de medidas estabelecidas pela Lei nº 14.181, de 1º de julho de 2021, que alterou o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 1990), especialmente no que dispõe o artigo 104-A da referida Norma, acerca do processo de repactuação coletiva de dívidas.
As atividades, divididas em quatro módulos, seguiram uma metodologia que incluiu videoaulas, estudos de slides, vídeos, documentários, cartilhas e artigos. Esses materiais ilustraram as temáticas dos módulos, como plano de repactuação de dívidas, estratégias para evitar o endividamento e organização de finanças.
O fechamento do curso ocorre no dia 7 de março, com a avaliação de reação pelos alunos e pelas alunas da estrutura curricular, dos professores e da metodologia aplicada.