Teve início, nessa terça-feira (25/4), a Capacitação para Atuação no Programa Tempo de Despertar – 2023. Promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), o curso, que segue até 31 de agosto, tem como objetivo capacitar os(as) profissionais das equipes técnicas do Grupo Gestor de Equipes Multidisciplinares quanto à compreensão, manejo e prática de Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.
Destinado a servidores(as) e profissionais graduados(as) em Psicologia, Serviço Social e/ou Pedagogia, credenciados e/ou com atuação no Grupo Gestor das Equipes Multidisciplinares do Poder Judiciário Tocantinense, Ministério Público do Estado do Tocantins e Defensoria Pública do Estado do Tocantins, a capacitação terá uma carga horária de 80 horas-aula e será realizada na modalidade EaD, por meio da Plataforma Google Meet e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Esmat. Ao todo, foram disponibilizadas 60 vagas para o curso.
Sobre o Programa
O Programa Tempo de Despertar é uma estratégia do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins que visa enfrentar a violência contra a mulher, em conformidade com a Política Nacional, para o enfrentamento desse grave problema, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça. A proposta é reduzir a reincidência do ato cometido entre aqueles que já chegaram ao sistema judicial, construindo uma cultura de paz e transformando os aspectos sociais e culturais que sustentam comportamentos violentos nas relações interpessoais, principalmente nos espaços domésticos.
A Capacitação para Atuação no Programa Tempo de Despertar – 2023 é uma importante iniciativa que visa proporcionar aos(às) profissionais as ferramentas necessárias para lidar de forma efetiva com a violência doméstica, buscando não apenas a responsabilização, mas também a reeducação dos autores desse tipo de violência. Com a realização das webaulas, espera-se contribuir para a formação de equipes capacitadas e comprometidas com a prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária.