Projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania

A aproximação entre sociedade e Ministério Público foi o fator de maior impacto do projeto “Aprendendo direito e resgatando cidadania” executado entre os anos de 2013/14. O relatório técnico conclusivo baseado na experiência adquirida com o desenvolvimento do projeto são favoráveis à sua réplica no plano regional e mesmo nacional, vez que fomentou reformulação da atividade ministerial focada na proatividade em prol das demandas sociais. Assim, a comunicação, a troca de interesses e informações fora profícua na medida em que ensejou ambiente interativo a motivar a educação e o exercício da cidadania. 

Assim, com a colaboração do Departamento de Comunicação e, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Cesaf (transformado em Escola Superior do Ministério Público – ESMP), e mais setores do Ministério Público do Tocantins, foi produzido – com o fito de publicação no site institucional e no YouTube – este videocast, reproduzindo dados e informações a respeito do Projeto “Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania”, os quais seguem reavivados com a entrevista de pessoas atuantes no mesmo nos anos de 2013 e 2014 (extensão) e 2021 (produto de relatório técnico de mestrado), ressaltando-se assim a interdisciplinaridade sempre presente na pesquisa de mestrado. 

Link da dissertação

Participação/convidados: Aloísio Alencar Bolwerk (Orientador Mestrado -- UFT/ESMAT); Luciano Casaroti (Procurador-Geral de Justiça do MPTO); Vaneide Labres (Pedagoga e ex-integrante da SEDUC/TO); Vera Nilva Álvares Rocha Lira (Mestranda -- UFT/ESMAT, Turma VIII).

 

 

 

 

Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima