Projetos de Pesquisa

Projeto de Pesquisa: Acesso à Justiça, Gestão e Tecnologias

Linha de Pesquisa: II - INSTRUMENTOS DA JURISDIÇÃO, ACESSO À JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Área de Concentração: EFETIVIDADE DA JURISDIÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Natureza do Projeto: PESQUISA

Descrição: O projeto visa à eficiência e efetividade organizacional considerando a utilização racional dos recursos organizacionais, incluindo estrutura, processos, políticas, informações, indicadores,pessoas, mecanismos de incentivo e tecnologias sejam elas da comunicação e da informação ou outras tecnologias sociais. Para tanto, abarcará estudos em diferentes perspectivas teórico-metodológicas fundamentalmente de pesquisas aplicadas tendo em vista resultados na forma de produtos técnico-científicos que melhorem a eficiência e efetividade nas áreas finalísticas do TJTO e o acesso à justiça.

 

Projeto de Pesquisa: Diálogos Interdisciplinares: diversidade, cidadania e justiça social.

Linha de Pesquisa: II - INSTRUMENTOS DA JURISDIÇÃO, ACESSO À JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Área de Concentração: EFETIVIDADE DA JURISDIÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Natureza do Projeto: PESQUISA

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: O projeto visa o estudo de elementos filosóficos, teóricos e aplicados acerca das políticas públicas em

Direitos Humanos, em nível nacional e internacional, fundamentando-se em conceitos, definições e desenvolvimento acadêmico do tema dos Direitos Humanos e da diversidade com seus impactos sobre os processos de exclusão/inclusão. Nessa direção, dentre outras, promove-se a investigação dos processos de inclusão social decorrentes de ações afirmativas, propostas por políticas públicas, demandadas e/ou executadas por instituições governamentais, por organizações não-governamentais e por movimentos sociais. Portanto, as investigações abordam diversas formas de desigualdades e promoção da cidadania e, destarte, o projeto está ancorado em uma noção de Direitos Humanos que se refere às necessidades humanas essenciais, à democratização da sociedade e à promoção do desenvolvimento sustentável, econômico, político, cultural e social.

 

Projeto de Pesquisa: Direitos Humanos: do controle da natureza à mercantilização e judicialização da vida

Linha de Pesquisa: I - EFETIVIDADE DAS DECISÕES JUDICIAIS E DIREITOS HUMANOS

Área de Concentração: EFETIVIDADE DA JURISDIÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Natureza do Projeto: PESQUISA

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Este projeto integrado de pesquisa investiga as relações entre o controle da natureza e a mercantilização e judicialização da vida. As discussões se voltam para as consequências dessa prática em prol dos direitos humanos,notadamente em relação à saúde humana e ao meio ambiente. As pesquisas perpassam por estudos de bioética, sociedade de risco e questões ambientais, e, metodologicamente, pautam-se em abordagens quantiqualitativas numa perspectiva interdisciplinar. Objetiva-se, com as investigações, desenvolvimento de produtos que colaborem com a Prestação Jurisdicional e os Direitos Humanos.

 

Projeto de Pesquisa: Direitos Humanos e Práticas Discursivas Contemporâneas

Linha de Pesquisa: I - EFETIVIDADE DAS DECISÕES JUDICIAIS E DIREITOS HUMANOS

Área de Concentração: EFETIVIDADE DA JURISDIÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Natureza do Projeto: PESQUISA

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: O projeto integrado de pesquisa visa a análise das práticas discursivas em Direitos Humanos a partir de diversas perspectivas tais como Hermenêutica, Filosofia, Sociologia, Teoria Crítica e Psicanálise. Serão utilizadas metodologias interdisciplinares na condução da pesquisa. O objetivo deste projeto é a criação de tecnologias sociais que possam melhorar a efetividade da prestação jurisdicional e direitos humanos.

 

Projeto de Pesquisa: Educação em Direitos Humanos

Linha de Pesquisa: II - INSTRUMENTOS DA JURISDIÇÃO, ACESSO À JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Área de Concentração: EFETIVIDADE DA JURISDIÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Natureza do Projeto: PESQUISA

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Data da Situação: 08/01/2018

Descrição: O Projeto Educação em Direitos Humanos (EDUCADH), em consonância com a Declaração das Nações Unidas sobre educação em matéria de Direitos Humanos (DH) e com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) promove a pesquisa e a disseminação da educação em direitos humanos nas três dimensões: a)conhecer e compreender os princípios e normas de DH; b) aprendizagem e ensino respeitando os direitos de educandos e educadores e c) a capacitação de pessoas para o exercício de seus direitos e respeito dos direitos demais promovendo a cultura da paz. Metodologia: Abriga as mais diversas orientações teórico-metodológicas visando a promoção e desenvolvimento da cidadania alunos, professores e formação de agentes sociais em diferentes contextos da educação sistematizada de todos os níveis e da educação não escolar Público: e assim, acolhe como pesquisadores alunos de graduação, pós-graduação e agentes sociais

 

Projeto de Pesquisa: Sistema Penal, Violência e Direitos Humanos

Linha de Pesquisa: I - EFETIVIDADE DAS DECISÕES JUDICIAIS E DIREITOS HUMANOS

Área de Concentração: EFETIVIDADE DA JURISDIÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Natureza do Projeto: PESQUISA

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: O projeto abarca as análises críticas sobre o sistema penal, investigando as diferentes formas de violência, a judicialização e a racionalidade da pena no atual estágio de desenvolvimento das sociedades capitalistas. Diante das deficiências do sistema penal e da atuação repressiva das agências estatais, a tutela dos Direitos Humanos no Estado Democrático de Direito tem como objetivo considerar as propostas humanizadoras da pena, as alternativas à prisão cautelar e as maneiras de minimizar os impactos negativos do encarceramento como forma de evitar a violação aos Direitos Humanos

ESTRUTURA DO CURSO

O mestrado profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos tem duração mínima de 2 (dois) semestres e máxima de 4 (quatro) semestres letivos regulares. O prazo de apresentação do produto final poderá ser prorrogado por até um semestre, atendendo ao pedido justificado do mestrando, com a necessária anuência do orientador e desde que não tenha usufruído de trancamento anterior.

  • Número total de Créditos ofertados: 44
  • Créditos mínimos para titulação 24
  • Disciplinas Obrigatórias: 4
  • Disciplinas Optativas: 15
  • Linhas de Pesquisa: 2
  • Atividades Programadas mínimas: 3 publicações ou produtos técnicos, 1 projeto para qualificação e 1 Produto final (previsto pela Capes), defendido em banca tríplice de doutores.

O número mínimo de créditos deverá chegar a 24. Poderão ser aproveitados, exclusivamente para as disciplinas optativas, créditos de disciplinas cursadas em outros programas de Pós-Graduação stricto sensu, desde que compatíveis com o conteúdo do Programa ao qual o discente estiver matriculado, com a anuência do orientador e aprovação do coordenador do Programa. 

O trancamento poderá ser solicitado pelo discente ao coordenador do curso, desde que atendidos os prazos acadêmicos, com as devidas justificativas e aquiescência do orientador.

  • 1º O trancamento terá validade por 1 (um) semestre letivo regular, observado o calendário oficial do curso.
  • 2º O pedido de trancamento poderá ser feito para trancar o semestre letivo regular em curso, ou para trancar o semestre letivo regular futuro.
  • 3º O trancamento de matrícula será concedido apenas 1 (uma) vez, e o semestre de trancamento será computado para cálculo da duração do curso, de acordo com o § 1º do art. 3º do Regimento dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFT.

Para a obtenção do título e a expedição do diploma de Mestre, o estudante deverá atender às exigências estabelecidas no regimento interno do curso: O aluno deverá cursar todas as disciplinas obrigatórias que totalizam 18 créditos, e o mínimo de 3 (três) disciplinas transversais que totalizam 6 créditos.

Além da integralização dos créditos, o discente deverá ser aprovado em banca de qualificação, prova de proficiência em língua estrangeira e banca de defesa do produto final. Deverá também publicar no mínimo 3 artigos em parceria com docentes do programa em periódicos com Qualis Interdisciplinar B3, B2, B1, A2 ou A1 (Capes).

Perfil do Egresso

Os egressos do Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, reconhecem que não se faz justiça apenas aplicando a lei pura e simplesmente com uma formação engessada do Direito. Esses profissionais compreendem a prestação jurisdicional de forma crítica, que envolve aspectos políticos, sociais, econômicos e históricos, além de estarem aptos a uma discussão conceitualmente precisa a respeito da interpretação judicial (hermenêutica) e, sobretudo, da expectativa social em torno da atuação dos profissionais vinculados ao sistema de Justiça.

O egresso do Mestrado consegue analisar os aspectos psicológicos, financeiros e, principalmente, os sociais de uma decisão jurídica. Por essa razão, a certeza de que a opção pelo Profissional e Interdisciplinar foi definitivamente a mais acertada para o alcance do objetivo maior deste Mestrado. Não se pode deixar de registrar que a seara dos direitos humanos é particularmente cara à realidade brasileira, na atual etapa de consolidação da vida democrática, o que demanda uma postura ativa e resolutiva por parte dos profissionais atuantes no sistema de justiça. A preparação e formação alinhadas, nesta perspectiva, procuram tornar possível o desenvolvimento de um olhar sensível acerca dos aspectos humanos por trás das decisões judiciais. Sensibilidade essa que deve estar presente em todas as etapas de um processo, no âmbito de atuação dos profissionais atuantes na Jurisdição e nos Direitos Humanos.

Programa

Modelagem computacional é uma área de conhecimento multidisciplinar que trata da aplicação de modelos matemáticos e técnicas da computação à análise, compreensão e estudo da fenomenologia de problemas complexos em áreas tão abrangentes quanto as engenharias, ciências exatas, biológicas, humanas, economia e ciências ambientais.

O Curso de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Modelagem Computacional de Sistemas tem como objetivo formar profissionais aptos a identificar problemas, analisar e modelar sistemas que apoiem a administração e o funcionamento de empresas ou instituições, explorando recursos tecnológicos, com vistas à otimização de resultados. Espera-se destes profissionais a capacidade de propor e desenvolver soluções inéditas ou aperfeiçoar as já existentes, tornando-as operantes no que diz respeito à objetivação de um determinado processo utilizando modelagem computacional, por meio de um trabalho que exige forte e constante interação com a comunidade científica e profissional de áreas multidisciplinares, a fim de desenvolver e simular modelos computacionais que possam atender demandas acadêmicas e profissionais.

O curso tem como foco o desenvolvimento tecnológico e científico da região tocantinense, na geração de conhecimento e formação de profissionais nas áreas de Modelos Quantitativos e Apoio à Decisão. Especificamente, pretende-se formar profissionais capazes de lidar com técnicas avançadas de construção de modelos e desenvolvimento de sistemas computacionais, que possam contribuir para o avanço do ensino, da pesquisa e da produtividade em alguns dos setores de nossa economia.

Os egressos desse programa terão uma sólida formação em modelagem de problemas, suas decisões e inteligência computacional, sabendo formular e utilizar modelos matemático-computacionais, além de aprender a representar e processar conhecimento em domínios onde a incerteza e a complexidade desafiam a metodologia científica tradicional.

Os estudantes do programa terão a oportunidade de desenvolver pesquisas tecnológicas em sintonia com a sua realidade profissional, dentro de suas próprias empresas e dentro dos governos estadual e municipal, aplicando a modelagem e o desenvolvimento de sistemas computacionais em diversas áreas do conhecimento para propiciar o desenvolvimento regional e local.

Além disso, uma outra forte motivação é o freqüente fluxo de estudantes formados pela UFT para programas de mestrados em outras instituições de ensino superior. Desta forma, o programa de mestrado em modelagem computacional busca contribuir com o crescimento do estado do Tocantins por meio da fixação de pesquisadores qualificados em Tecnologia da Informação na Região Norte do Brasil.

Coordenação

Coordenador: Prof. Dr. David Nadler Prata -  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Discentes

TURMA 1 - 2018/2019:

ALICE CARLA DE SOUSA SETUBAL

BRUNO ODATE TAVARES

DANILLO LUSTOSA WANDERLEY

DARLLANE CRISTINA DOS SANTOS FERREIRA TACHO

FERNANDO HENRIQUE LIMA SOARES

FRANCIELLE NOGUEIRA BRAGA

GABRIEL WERMUTH STROLIGO

HARLY CARNEIRO VARÃO

HELOIZA SIMONNI ROSA TAVARES VIEIRA

JOÃO CARLOS VILELA BATELLO

JOZIANE PEREIRA GONÇALVES

JULIO CESAR PEREIRA DE OLIVEIRA

LEANDRO OLIVEIRA FERREIRA

LILY SANY SILVA LEITE

LUANA ALVES DE ARAÚJO PASSOS AGUIAR

MARCELO LEAL DE ARAÚJO BARRETO

NEUTON PEREIRA MELO JÚNIOR

RICHARD CAPITANIO

ROBERTO CARLOS PIRES

TIAGO SOUSA LUZ 

 

TURMA 2 - 2020/2021:

FERNANDO AMERICO DA SILVA BRITO  

MARCELO AUGUSTO FERRARI FACCIONI 

MARCIA HASIMOTO  

WYLKER SOUSA CRUZ  

Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.