Esmat realiza cerimônia de certificação da segunda turma de Pós-Graduação em Prática Judiciária

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) realizou, na tarde desta sexta-feira (29), a cerimônia de certificação de 61 novos especialistas da segunda turma de Pós-Graduação Lato Sensu em Prática Judiciária, parte teórica do Programa de Residência Jurídica.   Devido às restrições sanitárias da pandemia, as atividades do programa  previstas para 2020 ocorreram de forma remota ,  por meio de plataformas de comunicação,  assim como  as bancas de defesa da pós graduação. A cerimônia  de certificação  também ocorreu virtualmente.

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, a conclusão da segunda turma  do Programa  de Residência Jurídica representa a vitória de 61 jovens  que, ainda em 2019,  recém-formados em Direito, deram o primeiro passo em suas vidas profissionais ao serem selecionados pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense para participarem desse importante Programa. “Foram dois anos de uma jornada em que cada residente demonstrou bravura e determinação pelo esforço de iniciar e não desistir, mesmo com todos os desafios que se colocaram no caminho, a exemplo da pandemia, que mudou nossa rotina e restringiu nossas atividades diárias. 2020 foi um ano histórico, pois testou nossa resiliência e nos fez mais fortes, porque, mesmo com todas as dificuldades, nós o vencemos”, ressaltou.

Para o diretor geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, as adversidades ocorridas em 2020, devido à pandemia de Covid-19,  fizeram com que a Escola  intensificasse  suas atividades virtuais  com celeridade, tendo em vista os investimentos que já haviam sido feitos em tecnologia. “Essa é a nossa missão, e tem sido cumprida mesmo com as dificuldades impostas com o distanciamento. Nós não paramos as atividades por conta dessa situação; pelo contrário, nossas atividades foram mais intensas. A Esmat cumpre o seu papel que é o de formar servidores do Judiciário tocantinense. Tenho certeza de que esses novos especialistas saem preparados,  contando com melhores condições para competir no mercado de trabalho. E para competir nos melhores postos, quer no setor público ou no privado, com capacidade comprovada”, frisou.

De acordo com o 2º diretor adjunto do Conselho de Cursos da Esmat e superintendente do Programa de Residência Jurídica, juiz José Ribamar Mendes Júnior, a segunda turma foi iniciada em 2019. “Durante esses  dois anos, os senhores se prepararam, e nós da Esmat nos felicitamos porque vencemos um desafio maior, o de conseguirmos concretizar mais uma qualificação Lato Sensu durante a pandemia, e isso se deu pela força de Deus e também por nossa vontade. Meu desejo é o de que os senhores possam colocar profissionalmente em prática as lições aprendidas durante o curso, ao longo de suas vidas”, afirmou.

Em sua fala, o juiz Roniclay Alves de Moraes, coordenador do curso de Pós-Graduação em Prática Judiciária, ratificou com entusiasmo a jornada dos alunos durante o curso. "Fazer parte da Esmat é motivo de orgulho, e eu gostaria que vocês tivessem esse sentimento e a certeza absoluta de que integraram uma das melhores escolas do Brasil. Esse curso preparou todos vocês para agora enfrentarem essa vida que descortina a todos”, afirmou.

A professora mestra Glacielle Borges Torquato parabenizou os alunos pela certificação e pelo comprometimento com  o Programa . “Aos meus alunos queridos, é um momento de muita alegria estar compartilhando com vocês esse momento festivo  de celebração de certificação, pois o esforço e a dedicação de vocês realmente valeram à pena, sinto-me muito orgulhosa de estar aqui presenciando este momento. Essa certificação inclui cada um de vocês em um seleto grupo com potencial de promover grandes transformações na sociedade, porque só a educação consegue promover  a transformação social, econômica e cultural. É motivo de muito orgulho e alegria para mim, enquanto docente, presenciar  esse momento tão singular e especial na vida de cada um de vocês", ressaltou.

Para o especialista Janael Ribeiro, representante da dos alunos da Pós Graduação , o programa oportunizou pessoas das mais variadas origens e localidades do Estado a encontrarem uma vocação no mundo jurídico. “Aproveito também para rogar a esta instituição que aperfeiçoe e continue com esse programa, pois existem ao nosso redor inúmeros futuros doutores, mestres, especialistas, professores, magistrados e juristas aguardando tão somente a oportunidade que os separam do sucesso”, afirmou.

Já para a especialista Lívia Zaniolo, representante dos residentes, o programa de residência mostrou um mundo com muitas possibilidades. “Compartilhar conhecimento é a melhor maneira de aprender, principalmente se esse compartilhamento puder ser feito durante as elaborações das minutas. A residência nos permitiu não somente um aprendizado com os nossos magistrados e magistradas, como também aprender com os servidores do Cartório, assessores e demais funcionários do Poder Judiciário, pois vimos que, no sistema de justiça, não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes”, lembrou.

A Pós-Graduação em Prática Judiciária é parte do Programa Residência Jurídica (PRJud), o qual tem como objetivo geral provocar reflexões, em relação aos valores, princípios e regras constitucionais, com vista a rever os modelos tradicionais de justiça e apresentar novos paradigmas e novos contornos, fornecendo a cada participante os instrumentos necessários para o pleno exercício da cidadania e aprimoramento de sua futura atividade profissional.

 

Texto: Wherbert Araújo – Comunicação Esmat

Colaboração: Francielly Oliveira – Estagiária de Comunicação – Esmat


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.