Mestrado profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos inicia aulas de sua 10ª turma e se prepara pra lançar doutorado ainda em 2023

Foto: Hordiley Canguçu

Tiveram início, na manhã desta segunda-feira (6), as atividades acadêmicas da 10ª turma do Mestrado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPJDH) promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). A solenidade da Aula Magna contou com a presença do desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat; do professor doutor Eduardo Winter, coordenador de programas profissionais – interdisciplinares da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e das visitas do desembargador Cristóvão Suter, diretor da Escola do Poder Judiciário de Roraima, e de Felipe Diogo Jácome Queiroz, coordenador acadêmico daquela instituição.

Segundo o professor doutor Gustavo Paschoal, coordenador do Mestrado, este ano o Programa chega à sua 10ª turma acadêmica, vislumbrando agora a possibilidade de oferta de processo seletivo para o Doutorado específico no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos.

“Nós já submetemos uma proposta para o doutorado, estamos aguardando o retorno da Capes, ou seja, este ano realmente promete muito para todos nós. Acredito que vai ser um ano muito promissor não para o mestrado em si, mas para o Programa. Conseguimos o conceito 4, e com este conceito podemos pleitear o Programa de Doutorado, o que já foi feito no mês de dezembro de 2022. Estamos apenas aguardando as informações vindas da Capes”, lembrou.

 Para o desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat, ao longo dos anos, o PPJDH rompeu fronteiras acadêmicas.

“O Programa é internacionalizado; nós temos relações com diversas academias, desde às da América do Norte, América Latina, Europa, África, Ásia, daí essa nossa responsabilidade em torno da qualidade, motivo pelo qual, evidentemente, temos o compromisso com a Pesquisa, com os pesquisadores e principalmente com a sociedade”, ressaltou.

Sobre a formação acadêmica promovida pelo acesso à Pós-Graduação Stricto Sensu, o desembargador ressaltou a importância do diálogo e do entendimento ante a diversidade e o pluralismo para a efetivação dos Direitos Humanos. “São realidades plurais que todos vão vivenciar nesse curso, então a primeira ideia é a de que entrem em sala de aula sem preconceitos em relação a esses direitos, principalmente aos novos direitos. É evidente que, no transcorrer do curso, cada um vai ter a sua vertente interpretativa e as suas teorias sobre os Direitos Humanos”, afirmou.

Sobre o palestrante

Eduardo Winter – Graduado em Química Industrial, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2001. Mestre e Doutor em Química Analítica, pela Universidade Estadual de Campinas,  2003 e 2007. Atua na área de pesquisa relacionada com a Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, com foco em Prospecção Tecnológica, Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação, Relação Universidade Empresa e Desenvolvimento Local. Atualmente é coordenador de programas profissionais da área de Avaliação Interdisciplinar da Capes e professor permanente do Mestrado e Doutorado Profissionais em Propriedade Intelectual e Inovação (INPI) e Mestrado e Doutorado Profissionais em Desenvolvimento Local (UNISUAM). Também na ocasião da aula magna, o professor doutor foi homenageado com o Medalhão Esmat.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.