Cine Fórum “Olhar Direitos” dialoga sobre educação em Direitos Humanos com o filme Escritores da Liberdade

Em mais uma edição da discussão de obras cinematográficas com abordagem de sensibilização e promoção dos Direitos Humanos, o grupo de pesquisa Educação em Direitos Humanos, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos e Prestação Jurisdicional, promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizou, nessa terça-feira (25), um Webinário sobre o filme “Escritores da Liberdade” (2007), produção americana estrelada pela atriz Hilary Swank, vencedora de dois Oscares de melhor atriz.

A sessão de Cine Fórum foi coordenada pela mestranda Marcela Santa Cruz Melo (PPGPJDH) e teve como facilitadoras as egressas Débora Galan, Rayka Valadares e Julianne Freire Marques, e as facilitadoras restaurativas Katiane Boschetti Silveira e Taynã Nunes Quixabeira.

O evento contou também com a participação de representantes de centro de Direitos Humanos, estudantes de graduação em Pedagogia e Direito, egressos do mestrado, magistrados, defensores públicos, membros da comunidade e professores da rede municipal e estadual de educação, além de professores universitários. O fórum virtual contou também com a presença da professora doutora Patrícia Medina, líder do grupo de pesquisa.

Segundo a sinopse do filme, em Escritores da Liberdade (Freedom Writers, título original em inglês), uma jovem e idealista professora chega a uma escola de bairro pobre, a qual está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos e passam a aceitar mais o conhecimento e a reconhecer valores como a tolerância e o respeito ao próximo.

O Cine Fórum Olhar Direitos é uma atividade que integra o Projeto de Extensão EducaDH, vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação e Direitos Humanos, do Programa de Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (PPGPJDH/UFT/ESMAT), Defensoria Pública Estadual (DPE) e tem por objetivo sensibilizar sobre direitos humanos por meio de diálogo qualificado sobre temas e práticas cotidianas da sociedade, estimulado pela linguagem cinematográfica;  contribuir para a formação da cultura da paz e da educação em Direitos Humanos como parte da pesquisa do curso de mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos; promover o acesso à cultura e ao diálogo científico sobre direitos humanos com a sociedade, franqueando a participação livre e plural em um espaço de interconectividade; e difundir, de forma interdisciplinar, o conhecimento jurídico e científico sobre os Direitos Humanos e o conteúdo das pesquisas realizadas no âmbito do PPGPJDH UFT/ESMAT. Estão previstos outros quatro debates de produções cinematográficas que discutem direitos da criança, da pessoa idosa, povos indígenas e tecnologia e justiça.

Os participantes devem assistir aos filmes previamente, disponíveis em plataformas provedoras de filmes e séries via streaming.

Confira a programação das próximas sessões do Cine Fórum OLHAR DIREITOS:

Ascom Esmat

 


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
  • História

    A Escola  Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), órgão do Tribunal de Justiça do Tocantins, com sede na capital Palmas e abrangência em todo o Estado, tem por objetivo a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores como elementos essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.