O mestrado profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGPJDH) tem duração mínima de 2 (dois) semestres e máxima de 4 (quatro) semestres letivos regulares. O prazo de apresentação do produto final poderá ser prorrogado por até um semestre, atendendo ao pedido justificado do mestrando, com a necessária anuência do(a) orientador(a) e desde que não tenha usufruído de trancamento anterior.
Créditos totais |
46 Créditos |
Créditos mínimos para titulação |
24 Créditos |
Disciplinas obrigatórias |
6 Disciplinas |
Disciplinas optativas |
14 Disciplinas |
Linhas de pesquisa |
2 Linhas |
Atividades programadas mínimas |
- Congresso Internacional em Direitos Humanos (promovido pelo programa). - 2 produtos bibliográficos e 1 técnico ou 1 produto bibliográfico e 2 técnicos. - Seminário de Orientação (6 créditos). - 1 Trabalho de Conclusão (previsto pela Capes), defendido em banca de três doutores. |
O número mínimo de créditos deverá chegar a 24. Poderão ser aproveitados, exclusivamente para as disciplinas optativas, créditos de disciplinas cursadas em outros programas de Pós-Graduação stricto sensu, desde que compatíveis com o conteúdo do Programa ao qual o discente estiver matriculado, com a anuência do orientador e aprovação do coordenador do Programa. O trancamento poderá ser solicitado pelo discente ao coordenador do curso, desde que atendidos os prazos acadêmicos, com as devidas justificativas e aquiescência do orientador.
- O trancamento terá validade por 01 (um) semestre letivo regular, observado o calendário oficial do curso.
- O pedido de trancamento poderá ser feito para trancar o semestre letivo regular em curso, ou para trancar o semestre letivo regular futuro.
- O trancamento de matrícula será concedido apenas 01 (uma) vez, e o semestre de trancamento será computado para cálculo da duração do curso, de acordo com o § 1º do art. 3º do Regimento dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFT.
Para a obtenção do título e a expedição do diploma de Mestre, o estudante deverá atender às exigências estabelecidas no regimento interno do curso: O aluno deverá cursar todas as disciplinas obrigatórias que totalizam 12 (doze) créditos, o Seminário de Orientação com 6 (seis) créditos e o mínimo de 3 (três) disciplinas transversais que totalizam 6 (seis) créditos.
Além da integralização dos créditos, o discente deverá desenvolver três produtos dentre bibliográficos e técnicos, participar do Congresso Internacional em Direitos Humanos, ser aprovado em banca de qualificação, entregar o certificado de proficiência em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e conseguir a aprovação na banca de defesa final.