Em alusão ao Dia do Coração, será realizado, nesta quarta-feira (29/9), às 17h, o Workshop Você pode salvar uma vida: Como agir diante de uma Parada Cardíaca. Uma ação proposta pelo Centro de Saúde em parceria com o Poder Judiciário Tocantinense e a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT).

O objetivo do Evento é conscientizar magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) como agir no momento de uma parada cardiorrespiratória – PCR –, e abordar sobre uso do DEA (desfibrilador externo automático), que está instalado na parede do Hall de Entrada do Tribunal de Justiça.

Saiba mais

As doenças cardiovasculares podem afetar o coração e os vasos sanguíneos, destacando-se a doença arterial coronariana, que envolve dor no peito e infarto agudo do miocárdio, sendo esta a maior causa de morbimortalidade no mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ocorrendo óbito em 30% desses casos.

Os principais fatores de risco para eventos cardiovasculares são: hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e doenças da tireoide. O uso de drogas ilícitas, como a cocaína, também pode levar ao infarto agudo do miocárdio.

Para acessar a transmissão, clique aqui.

Comunicação Esmat