Revista ESMAT publica sua 32ª edição e homenageia o Copedem

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense lança, nesta quinta-feira (18/12), a 32ª Edição da Revista ESMAT, publicação científica quadrimestral vinculada ao Programa Associativo de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT/Esmat). Esta Edição especial presta homenagem ao Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), celebrando seus 20 anos de atuação na articulação, no fortalecimento e na inovação da educação judicial no Brasil.

O texto da capa é assinado pelo desembargador Marco Anthony Villas Boas, presidente do Colégio e diretor geral da Esmat, que destaca o papel estratégico da educação judicial na consolidação da democracia, da eficiência jurisdicional e da cultura de direitos.

Consolidada como espaço de reflexão crítica e produção acadêmica de excelência, a Revista ESMAT chega à sua 32ª Edição reunindo 14 artigos científicos, sendo 11 nacionais e três internacionais, mantendo a política editorial de 100% de exogenia, com autores(as) de diversas regiões do país e do exterior. A edição reafirma o compromisso com a interdisciplinaridade, a internacionalização e o diálogo entre o Direito e as Ciências Sociais Aplicadas, ao mesmo tempo que reconhece o papel estratégico do Copedem na formação inicial e continuada da magistratura e no aprimoramento da prestação jurisdicional.

Temática

Os trabalhos publicados abordam temas contemporâneos e sensíveis à agenda democrática e aos direitos humanos, como planejamento urbano sob a perspectiva do ecofeminismo, cidades sustentáveis, inteligentes e inclusivas; capitalismo de vigilância, proteção de dados e direitos fundamentais; eficiência e fiscalização das atividades notariais e registrais pelo CNJ; gênero, sexualidade e reconhecimento, com debates sobre mononormatividade e direitos de mulheres transexuais; psicologia jurídica e sua contribuição para uma justiça mais humanizada; controle judicial da atividade policial e inviolabilidade do domicílio; atuação do Judiciário em rede no enfrentamento à violência contra a mulher; compliance bancário no agronegócio; transformação digital e inovação na Administração Pública; além de fraudes bancárias, segurança jurídica e desafios transnacionais no contexto dos BRICS.

Para mais informações sobre diretrizes para autores(as), clique aqui.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.