A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) lança, com grande satisfação, a primeira edição da Revista LIIARES, publicação científica que nasce em sintonia com a criação do Laboratório Interdisciplinar de Inteligência Artificial (LIIARES). O periódico chega como um espaço editorial dinâmico e inovador, dedicado à produção e à disseminação do conhecimento que articula Direito, Tecnologia e Inovação.
O diretor geral da Esmat e presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, ressaltou o caráter inspirador e transformador da iniciativa.
“A Revista LIIARES é um convite para que cada pesquisador(a), cada autor(a), cada leitor(a) encontrem aqui não apenas informação, mas sobretudo inspiração para transformar conhecimento em inovação, e inovação em justiça mais humana, ágil e acessível”, disse.
Mais do que um periódico acadêmico, a Revista LIIARES se propõe a ser um ambiente estratégico para fomentar debates fundamentais sobre a aplicação responsável da Inteligência Artificial no setor público. Os temas abordados incluem Governança Digital, Ética e Direitos Fundamentais, LGPD e Segurança da Informação, Sustentabilidade Socioambiental, Regulação Tecnológica, IA Generativa e Inovação na Prestação de Serviços Jurisdicionais.
O editor científico da Revista, Tarsis Barreto Oliveira, destacou o papel estruturante da Revista para o avanço do conhecimento aplicado ao Judiciário.
“A Revista LIIARES nasce com uma missão crucial: fortalecer a pesquisa científica aplicada no Sistema de Justiça, conectando inovação, conhecimento e prática, transcendendo o debate puramente técnico, dedicando-se a temas que traduzem a ciência em impacto social e institucional”, enfatizou.
A edição inaugural reúne 12 artigos, sendo 11 nacionais e 1 internacional. Entre os assuntos contemplados estão soberania digital, responsabilidade algorítmica, autonomia tecnológica, impactos da IA no trabalho, capitalismo de vigilância, políticas públicas baseadas em dados, vulnerabilidade social, governança regulatória e inovação em métodos de resolução de conflitos.
Com artigos que exploram desde a descentralização de infraestruturas tecnológicas e o combate à cibercriminalidade até o uso de IA Generativa para mapeamento de pobreza e o aprimoramento de políticas sociais, a Revista consolida-se como um espaço de diálogo interdisciplinar e de reflexão crítica sobre a transformação digital em curso no Brasil.
A Revista LIIARES já está disponível na seção “Publicações” do Portal Esmat.