Campanha da Esmat beneficia escola indígena em Tocantínia com quase 200 livros

Foto: Hodirley Canguçu

Entre junho e julho deste ano, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) realizou a campanha Ler entre árvores: educação que floresce, com foco na arrecadação de livros para a biblioteca do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã, localizado no município de Tocantínia-TO. A iniciativa mobilizou a comunidade do Poder Judiciário Tocantinense e resultou na doação de 192 obras literárias, destinadas a fortalecer a formação leitora e o acesso à literatura entre estudantes da etnia Akwẽ-Xerente.

A entrega oficial foi realizada na manhã desta quarta-feira (3/9), em cerimônia organizada na própria escola, que atende 317 alunos e alunas, do 6º ao 9º ano, além do Ensino Médio tradicional e do curso técnico em Informática. O momento foi marcado por manifestações culturais e falas de lideranças locais.

Participaram da solenidade o professor Armando Sõpre Xerente, diretor da unidade; Edite Smikidi Xerente, coordenadora pedagógica; Alielson Xerente, presidente do Grêmio Estudantil; e a professora Noemi Xerente – anciã, cacica, parteira e responsável pela biblioteca escolar. Todas as falas foram proferidas primeiramente na língua originária e, em seguida, em português, como forma de reafirmar a identidade cultural do povo Akwẽ-Xerente.

Além dos livros, a Esmat também doou um aparelho de ar-condicionado em bom estado para a biblioteca, ampliando o conforto do espaço de leitura. Durante o evento, foram entregues aos(às) estudantes itens como roupas, bonés e produtos de higiene pessoal.

A programação incluiu apresentações culturais, com destaque para a Dança de Maracá, tradicional expressão de agradecimento do povo Xerente, e uma apresentação musical conduzida por estudantes da escola.

A campanha é parte do conjunto de ações de responsabilidade social da Esmat, que há anos desenvolve iniciativas de incentivo à leitura, voltadas a comunidades tradicionais, escolas públicas e unidades prisionais do Tocantins. A servidora Silvania Olortegui, bibliotecária da Esmat, é responsável pela idealização, articulação e acompanhamento das ações, que têm como foco o estímulo à leitura desde a infância e a valorização do conhecimento como ferramenta de transformação social.


Fechar Menu Responsivo
Cursos Biblioteca Telefones
Rolar para Cima
Controle Cookies
Na Esmat, acreditamos que a privacidade é fundamental para uma internet saudável. Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, assumiremos que você está de acordo com essas condições.