
Integrantes do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) participam, em Goiânia (GO), até a próxima sexta-feira (9), do 5º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (ENAM), evento que tem como tema central “Memória, Cultura e Diversidade no Poder Judiciário”.
A desembargadora Ângela Prudente, presidente das Comissões de Gestão Documental (CPAD), de Gestão da Memória (CGM) e de Jurisprudência, Documentação e Memória (COJUD), participa do evento ao lado de servidores da área técnica, reafirmando o compromisso institucional com a valorização da memória, a promoção da diversidade e a inovação na gestão documental.
Estão presentes no evento a analista judiciária Naura Stella Bezerra Cavalcante, o arquivista Filipe Cunha, a bibliotecária Cynthia Aires, a assessora Vera Lúcia Moura e o jornalista Wherbert Araújo. Com atividades presenciais e eventos simultâneos, estão sendo realizados painéis, visitas técnicas e apresentações culturais ao longo da programação do evento.
Com destaque para a conferência da historiadora Lilia Moritz Schwarcz e a palestra magna da deputada federal Erika Hilton, o 5º ENAM aborda temas como justiça social, equidade racial e o papel da memória como instrumento de transformação institucional. Além disso, o evento promove debates sobre a preservação de acervos documentais, com atenção especial a processos históricos ligados à escravidão e à luta por liberdade no Brasil.
Reforçando o empenho do judiciário tocantinense na preservação da memória institucional, a desembargadora Ângela Prudente enfatizou a importância da memória como política pública permanente no judiciário:
“Preservar a memória do Poder Judiciário é garantir à sociedade o direito de acessar sua história, compreender suas instituições e fortalecer os alicerces da cidadania e da democracia”, afirmou.