
Como resultado de pesquisa científica com aplicação no Judiciário Tocantinense, a mestra Taynã Nunes Quixabeira, egressa da 10ª turma do mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, apresentou o trabalho “Os Círculos de Construção de Paz no Poder Judiciário Tocantinense (2016 a 2024): Diagnóstico do Procedimento Técnico à Percepção dos Facilitadores e dos Participantes” no 1º Encontro Nacional de Mulheres na Justiça Restaurativa, realizado em Brasília-DF, em 20 de março.
O evento, que reuniu especialistas, profissionais e estudiosos(as) da área, teve como objetivo promover o debate e a troca de experiências sobre a Justiça Restaurativa, com foco na participação e no protagonismo das mulheres.
A participação de Taynã Nunes Quixabeira no evento demonstra o compromisso da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) com a pesquisa e a difusão de conhecimentos na área da Justiça Restaurativa.
Durante a pesquisa e a aplicação, a pesquisadora, orientada pela professora doutora Patrícia Medina, investigou a aplicação dos Círculos de Construção de Paz no Poder Judiciário Tocantinense, analisando o procedimento técnico e a percepção dos(as) facilitadores(as) e participantes. O estudo contribui para o aprimoramento das práticas restaurativas no sistema Judiciário, buscando a promoção de uma cultura de paz e a resolução de conflitos de forma mais humanizada e eficaz.