O Poder Judiciário do Tocantins promoveu o 1° Encontro da Contadoria Judicial Unificada (Cojun) — Justiça Mais Próxima e Inovadora — na última segunda-feira (14/10), no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). O evento reuniu integrantes da Cojun e foi conduzido pela diretora-geral, Ana Carina Souto. Mais uma iniciativa para aproximar a gestão dos servidores(as) e atender com agilidade as demandas dos cidadãos(ãs).
“Em uma gestão que tem como marca a proximidade e a inovação, não poderíamos deixar de realizar este encontro. Este é um momento importante, pois temos uma gestão amadurecida. Hoje temos condições de avaliar melhor as demandas apresentadas.”, disse a diretora-geral, acrescentando a importância desse diálogo para o aprimoramento dos serviços prestados.
O contador Niely Talles Tavares de Sá, secretário em substituição da Cojun, lembrou que o TJTO foi precursor na criação das Contadorias Unificadas, servindo de modelo para outros tribunais, mas é preciso evoluir ainda mais.
No dia 1º de outubro, a Cojun celebrou nove anos desde sua instalação, marcando um momento significativo para o Poder Judiciário do Tocantins. Pioneira na unificação e equalização da força de trabalho nos cálculos judiciais, a unidade tem sido fundamental para o avanço na efetividade da prestação jurisdicional.
“Ao longo desses nove anos, a Cojun passou por contínuos aperfeiçoamentos e transformações, sempre em busca de evolução. Neste contexto, uma reunião com a gestão surge como uma oportunidade ideal para discutir desafios, propor soluções e fortalecer a unidade e o bem-estar dos contadores judiciais, essenciais para o sucesso desse projeto”.
A servidora Luciene Araújo Madureira, da Comarca de Arraias, que está no Judiciário tocantinense há 26 anos, disse que o Encontro é uma oportunidade para que os contadores pudessem ser ouvidos. “É uma oportunidade para colocarmos tudo que estamos vivenciando na Cojun — Contadoria Judicial Unificada —, e esperamos sair daqui com uma resposta positiva”.
Para o contador Brunno Dornelas, “o encontro foi extremamente produtivo, evidenciando a abertura significativa da direção do Tribunal para discutir e buscar soluções para os desafios enfrentados pelos contadores na realização da atividade jurisdicional. É fundamental ressaltar que, diante da crescente demanda dos processos judiciais, principalmente que a maioria trata de alguma forma de valores econômicos que passam em algum momento pela Contadoria, é imprescindível que a gestão preste atenção à sobrecarga enfrentada pelos contadores do Tribunal e defina alternativas para melhorar a prestação de serviços”.
Programação
Durante a programação do encontro, a diretora do Centro de Comunicação do Tribunal de Justiça do Tocantins (Cecom/TJTO), Kézia Reis, falou sobre o papel da comunicação para transformar as práticas diárias e fortalecer a instituição. “Sabemos que a unidade de vocês atende todo o Judiciário. Vocês são poucos, mas se multiplicam em vários processos”, ressaltou. Ela falou ainda sobre a Missão, o Valor e a Visão do TJTO e todo o mapa estratégico.
A diretora de Gestão de Pessoas (Digep), Márcia Mesquita, enfatizou sobre as políticas para fortalecer a força de trabalho. “Queremos fortalecer com o(a) servidor(a) a cultura do diálogo para uma informação palpável. Trabalhar em parceria para fortalecer o vínculo institucional”. Márcia ressaltou ainda que a Digep trabalha em dois eixos: Valorização, humanização dos servidores (as) e Política de Qualidade de Vida. “A perspectiva desta gestão é focar em pessoas, nas relações pessoais”.
Wallson Brito da Silva, diretor judiciário (Dijud), abordou sobre o E-proc e o GRP Custas - Sistema Integrado de Gestão na Administração Pública - ferramentas modernas que ajudam no trabalho diário. Presente também no encontro, o diretor Financeiro, Gizelson Monteiro, tirou dúvidas sobre orçamento, auxílio-alimentação, entre outras.
Durante o encontro foram sugeridas propostas de melhorias que serão avaliadas para implementação pela Gestão, a exemplo da nomeação de mais dois contadores.
Confira a Resolução sobre a Cojun.